O que significa lactato alto?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

O que significa lactato alto? Ainda de acordo com a especialista, os principais motivos para o lactato estar alto incluem desde exercícios físicos intensos até quadros graves de pacientes em UTIs (choque séptico, cardiogênico ou hipovolêmico). “Nesses casos vale ressaltar que são situações bem diferentes.

- O lactato arterial é útil para o diagnóstico de acidose láctica porque retrata melhor a qualidade da respiração celular do que o lactato venoso, que pode se elevar na dependência das condições de coleta (garroteamento prolongado, contração muscular excessiva e choro mantido).

Os nossos glóbulos vermelhos também possuem lactato. Além disso, ainda segundo a Dra. Andressa, bactérias como as que habitam nossa flora bucal – e o excesso de lactato (que é ácido) podem ser responsáveis por agredir o esmalte dentário.

O que fazer então? O tratamento é o suporte hemodinâmico. A correção da acidose com bicarbonato ou diálise é tema controverso e não há suporte robusto na literatura. Muitos autores recomendam repor bicarbonato se pH < 7,15-7,20.

O melhor remédio para combater o excesso de ácido lático, aliviando sensações de queimação ou dores musculares é mais exercício, só que em doses menores. O ácido láctico se dispersa 30 minutos ou uma hora após os exercícios, e o alongamento também ajuda a liberá-lo.

O aumento da concentração do lactato no sangue estimula mecanismos de remoção, ou seja, é necessário que a lactatemia alcance um determinado nível para forçar a remoção de lactato e estimular as enzimas e coenzimas a catalisar o processo de reversibilidades.

Pacientes criticamente doentes podem ter níveis de lactato considerados normais até 18 mg/dl6, embora os valores de referência para sangue arterial sejam de até 10 mg/dl.

O lactato é importante marcador de gravidade e prognóstico na sepse e é hoje um dos critérios para definir choque séptico. O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde.

Interpretação: O teste é útil no diagnóstico de acidose láctica, que pode ocorrer de forma idiopática ou secundária a vários distúrbios como má perfusão tissular, exercícios, miopatias severas. Exames relacionados: Bicarbonato, perfil iônico.

Os autores especularam que, no começo da evolução da sepse, os níveis aumenta- dos de lactato respondem rapidamente às melhoras do for- necimento de oxigênio aos tecidos (que é o principal efeito do aumento do débito cardíaco, por meio da ressuscitação hídrica, e da melhora da pressão de perfusão, pelo uso de ...

O lactato é produzido pelo organismo após a queima da glicose (glicólise), para o fornecimento de energia sem a presença de oxigênio (metabolismo anaeróbico láctico).

A produção e o acúmulo de lactato são acelerados quando o exercício torna-se mais intenso e as células musculares não conseguem atender às demandas energéticas adicionais aerobicamente nem oxidar o lactato com o mesmo ritmo de sua produção.

Normalmente, os níveis de lactato no sangue e no LCR são baixos. Ele é produzido em excesso por células musculares, glóbulos vermelhos, cérebro e outros tecidos quando não há oxigênio suficiente em nível celular, ou quando o principal meio de produção de energia nas células é interrompido.

"A sepse é causada por infecções graves, tanto as adquiridas na comunidade, particularmente as que envolvem pulmões, vias urinárias, abdome, pele e coração, quanto as contraídas no ambiente hospitalar.