O que significa Ki-67 Positivo 60?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 21 de maio de 2023
4 / 5 6 votos

O Ki-67 é considerado elevado quando está acima de 30% (tumores agressivos) e baixo quando é menor que 10% (tumores pouco agressivos). Porém, a análise do Ki-67 geralmente é feita manualmente e pode variar de acordo com a pessoa que está examinando.

O resultado para esse exame é simples de entender: se der 0 ou +1, o tumor não possui superexpressão da proteína HER2. Se der +2, o resultado pode ser inconclusivo e é necessário confirmar com um segundo teste, o FISH. Se der +3, o paciente é HER2 positivo.

Por que rastrear se o câncer é HER2 positivo (HER2+)?
Nos Estados Unidos, em cerca de 14% dos casos de câncer de mama, essa proteína aparece em excesso no tumor, segundo o National Cancer Institute. A exacerbação dos receptores HER2 também pode indicar que se trata de um tumor mais agressivo.

O Ki-67 é um marcador nuclear de proliferação celular e a sua alta expressão indica tumores de mau prognóstico.

Câncer de mama triplo negativo
Esse é um dos tipos de câncer de mama mais agressivos. No triplo negativo, as células dos tumores não produzem uma proteína específica, chamada HER2, nem têm receptores de hormônios sexuais femininos, como o estrogênio e a progesterona.

Existe tratamento personalizado para câncer de mama sem quimioterapia? Sim, pacientes com tumores luminais com teste genômico indicando baixo risco de desenvolvimento de metástase podem ser tratadas apenas com terapia hormonal, podendo abrir mão, de maneira segura, da quimioterapia.

O Ki67 é uma proteína nuclear que, nos humanos, é codificada pelo gene MKI67 (antígeno identificado pelo anticorpo monoclonal Ki67) e está estritamente relacionado com a proliferação celular.

A imuno-histoquímica é um exame que permite detecção de antígenos específicos e imunofenotipagem de tecidos ou agentes infecciosos. É um exame muito útil na avaliação confirmatória de um determinado diagnóstico, podendo ser utilizado também na avaliação prognóstica de pacientes, especialmente na rotina oncológica.

A análise microscópica da amostra retirada durante a biópsia é feita pelo médico patologista e visa confirmar, ou não, a presença de câncer. Em caso positivo, será possível determinar o tipo da lesão, o grau e a fase da doença. Quanto maior é o grau, mais agressivo é o tumor.

O exame imunohistoquímico é necessário quando o diagnóstico anatomopatológico microscópico não é suficiente para conclusão diagnóstica, auxiliando o patologista na identificação da histogênese (origem) de uma neoplasia indiferenciada, sítio primário de uma metástase ou na subclassificação de linfomas, sarcomas e ...

A cirurgia, a radioterapia ou procedimentos sistêmicos como a quimioterapia, terapia hor- monal e/ou terapias-alvo são empregados no tratamento, mas terapias combinadas podem ser empregadas como curativas ou paliativas10.

O câncer de mama Her2 positivo é um câncer que expressa uma proteína em excesso que estimula o câncer a crescer e o torna um pouco mais agressivo. O painel imunoistoquímico que detecta a superexpressão dessa proteína e classifica o tumor como Her2 positivo.

Atualmente o medicamento Herceptin, cujo nome químico é trastuzumab, é aprovada pelo FDA, órgão regulatório americano, para ser usada no tratamento de câncer de mama HER2-positivo que esteja em estágio inicial ou avançado/metastático.

O carcinoma invasivo, de tipo não especial, também antigamente conhecido por carcinoma ductal invasivo, é o tipo histológico mais comum do câncer de mama invasivo. Normalmente, se origina no interior dos ductos mamários, que são estruturas que carregam o conteúdo produzidos nos lóbulos até os mamilos.

A análise detalhada das proteínas através da Imuno-histoquímica exerce um papel fundamental para fins de diagnóstico e prognóstico de muitas doenças. Entre suas principais aplicações destacam-se: Determinar o sítio primário de uma neoplasia; Caracterizar uma neoplasia indiferenciada (pesquisa de histogênese);

O diagnóstico
Se o resultado for 0 ou 1+, o câncer é HER2-. Ou seja, não apresentam excesso da proteína nas células. Quando os resultados retornam como 2+, significa que o status HER2 do tumor não está claro e será necessário realizar um novo teste. Se o resultado retornar como 3+, o câncer é HER2+.

As células cancerígenas da mama podem ter apenas um, ou ambos receptores ou nenhum deles: Receptor de estrogênio positivo. Os cânceres de mama com receptores de estrogênio são denominados ER+.