O que significa Kairós segundo a Bíblia?

Perguntado por: epadilha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

No âmbito religioso, a palavra kairós é utilizada no sentido de "tempo espiritual" ou "o tempo de Deus", que diverge do conceito cronológico de tempo terrestre, ou seja, as horas, os dias, os anos, etc.

Mas kairos significa também um momento de decisão, não de esperar que algo aconteça e se realize automaticamente. Para a comunidade cristã, significa igualmente um momento possível de divisão e de recusa, não de um paraíso eclesial. O processo sinodal acontece em um momento no qual diferentes desafios se acumulam.

Na mitologia, Kairós era habitualmente considerado filho menor de Zeus e da deusa da prosperidade, Tyche. Kairós era rápido, andava nu e tinha somente um cacho de cabelos na testa. Só era possível agarrá-lo segurando-o por esse topete. Se assim não fosse, seria impossível segui-lo ou trazê-lo de volta.

7 Dicas para aproveitar melhor o tempo Chronos e Kairós

  1. 1 – Trabalhe com foco. Foque no que você está fazendo em cada momento. ...
  2. 2 – Faça intervalos a cada tarefa realizada. ...
  3. 3 – Planeje-se. ...
  4. 4 – Pratique exercícios físicos. ...
  5. 5 – Medite. ...
  6. 6 – Concentre-se no momento presente. ...
  7. 7 – Passe mais tempo desconectado.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

O tempo de Deus está relacionado ao tempo oportuno para cumprimento do Seu propósito ou vontade. Não pode ser medido ou cronometrado, mas atua na nossa história consoante à Sua vontade. Por vezes, algumas pessoas consideram que Deus está demorando para cumprir determinadas coisas.

Na Bíblia, o tempo é pessoal. O tempo não é um recipiente infinito ou uma constante incolor em branco. É moldado pela ação e decisão humana e assume diferentes tonalidades, dependendo do que somos chamados a fazer. Os sábios de Israel tinham muito mais a dizer sobre o tempo do que “tempo em si”.

Esse é o amor físico, da carícia, da relação sexual. Quando um rapaz diz para a namorada: “Estou apaixonado por você!”, ele quer expressar o amor “eros”. Por isso tal amor é também conhecido como paixão.

Os eventos intitulados “Kairós” – palavra grega, que significa Tempo da Graça – já é marca registrada da comunidade Canção Nova.

Por causa dessa profecia, Cronos decidiu devorar todos os seus filhos, Héstia, Hera, Deméter, Hades e Poseidon. Ele faria isso também com Zeus, mas Reia, esposa de Cronos, o enganou e colocou roupas de bebê em uma pedra e entregou para o marido, que a devorou sem perceber que engolia uma rocha.

Cronos ou Chronos é o nome dado para a personificação do tempo, de acordo com a mitologia grega. Atualmente, cronos é a definição do tempo cronológico e físico, compreendido como os anos, os meses, os dias, as horas, os minutos, os segundos, etc.

Deus ajustava o relógio do fim dos tempos ao dia do 2º domingo do mês de outubro. Era um ajuste em contagem regressiva até a meia-noite do 2º domingo de outubro. Meia-noite porque Deus não queria quebrar a magia das promessas e dos arrependimentos desse dia mágico na vida dos devotos marianos.

Os gregos antigos tinham três conceitos para o tempo: khrónos, kairós e aíôn. Khrónos refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, que pode ser medido, associado ao movimento linear das coisas terrenas, com um princípio e um fim.

Tempo cronológico e tempo histórico.