O que significa Kabod na Bíblia?

Perguntado por: ivieira3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Na Bíblia Hebraica, glória é a tradução de kabod. Porém, kabod possui dois significados: primeiramente, esse termo hebraico conduz o significado de peso ou, em outras palavras, força exercita por um corpo sobre qualquer superfície (Ex 17,12; Pr 27,3); o segundo significado, e o mais importante, é teológico.

No Antigo Testamento, o termo mais comumente traduzido pela palavra “glória” é o hebraico kabowd. Esse termo transmite o significado de “peso”, “carga”, “reputação”, “dignidade” ou “honra”. Quando aplicado a um homem, esse termo indica que esse homem é alguém de posses ou uma pessoa honrada.

A palavra hebraica para "honra" é kabed, que significa, reconhecer o peso de uma pessoa, e sua autoridade, e também pode ser traduzida por "sustentar", "pagar a conta". Já no grego, "honra" é "timao", que significa: estimar, fixar o valor, honrar ou reverenciar.

Frequentemente os textos bíblicos registram episódios em que a presença gloriosa do Senhor se manifestou de forma visível aos israelitas. Mas em nenhum desses textos a palavra shekinah é usada. Nas Escrituras, a palavra mais comum para se referir à glória de Deus é o hebraico kavod.

Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

Ele é o Ser Supremo do universo. Elohim é um dos muitos nomes de Deus na Bíblia hebraica. Significa literalmente "Supremo" ou "poderoso"." É um nome que enfatiza o imenso poder de Deus. Elohim está totalmente além de nossa compreensão.

Adonai é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor". Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar. Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH, ou Javé.

Na Bíblia Hebraica, glória é a tradução de kabod.

A expressão “a glória da segunda casa será maior do que a da primeira” vem de Ageu 2:9, que fala sobre a construção do segundo templo em Jerusalém. Os israelitas estavam desanimados, porque o segundo templo não era tão bonito como o primeiro, mas Deus prometeu que teria uma glória maior.

O que é Aleluia:
É um termo de origem hebráica "Halleluyah", formado pela junção de Hallelu, que significa Louvar, mais Yah que significa Deus, Javé. Portanto Aleluia é um elogio ao Deus, Javé. Aleluia é uma expressão usada para louvar a Deus nos cânticos e orações rezadas nos cultos e missas dos cristãos.

Honra, proveniente do latim honor, indica a própria dignidade de uma pessoa, que vive com honestidade e probidade, pautando seu modo de vida nos ditames da moral.

No âmbito religioso, a honra é entendida principalmente como uma ação de adorar ou cultuar uma divindade ou um santo.

CÓDIGO DE HONRA

  1. Proteger os indefesos.
  2. Ser generoso.
  3. Obedecer a hierarquia.
  4. Respeitar as mulheres.
  5. Defender o reino.
  6. Cuidar dos pais.
  7. Pagar as dívidas.
  8. Cultivar a lealdade.

Ele é JEOVÁ JIREH (Deus proverá).

O que é o peso da glória nos cristãos? Para os cristãos, o peso da glória se refere ao fardo e à responsabilidade de viver uma vida que glorifica a Deus e reflete seu caráter, mesmo quando isso significa sacrifício pessoal e enfrentar dificuldades e perseguições.

Significado no Judaísmo
De acordo com a concepção cabalística e do ramo hassidísmo do judaísmo, a Shechiná é uma energia cósmica poderosíssima em si mesma, que habita no "interior" do Universo e vivifíca-o, sendo a sua "alma" ou "espírito".