O que significa K30 no atestado médico?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 7 votos

O código é K30, a descrição é dispepsia, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são K30 não há nenhum.

CID 10 - K30 - Dispepsia - iClinic.

Dispepsia é uma sensação de dor ou desconforto na parte superior do abdome; muitas vezes é recorrente. Pode ser descrita como indigestão, gases, saciedade precoce, empachamento pós-prandial, sensação de corrosão interna ou queimação.

O tempo de tratamento na dispepsia funcional seria de 4 a 8 semanas de IBP. Caso não haja resposta clínica, a medicação deve ser suspensa e outras opções, tentadas.

Diante da apresentação de atestado médico com os CID 10 Z. 76.5 e 2.02.7, a empresa poderá aplicar punições ao empregado, podendo tais punições serem da mais brandas, como a advertência, até punições mais severas, como a demissão do empregado por justa causa.

O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia.

Qual CID e de atestado falso? O CID 10: Z. 76.5 nada mais é do que uma classificação que pode constar no atestado médico alegando que o paciente finge estar doente. 'O ato de fingir tem o nome de simulação consciente.

O maior fundamento para a não inserção do CID no atestado médico é a proteção da privacidade. A relação médico-paciente é orientada pela confiança entre as partes.

Confira, a seguir, os principais códigos padronizados pela CID-10: I – Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 a B99); II – Neoplasias [tumores] (C00 a D48); III – Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 a D89);

Dispepsia: O que é? Dispepsia, geralmente designada por má digestão ou gastrite, é um conjunto de sintomas que se manifesta na topografia do estômago (região epigástrica), entre o umbigo e o tórax.

CID K29 é o código para Gastrite e duodenite, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID R11 – Náusea e vômitos (problemas estomacais) CID R11 é o código da Classificação Internacional de Doenças para náusea e vômitos.

O diagnóstico de dispepsia funcional (idiopática ou não ulcerosa) requer a exclusão de outras causas orgânicas de dispepsia. É definida pela presença de um ou mais dos seguintes: plenitude pós-prandial, saciedade precoce, dor epigástrica ou queimação e nenhuma evidência de doença estrutural para explicar os sintomas.

Chama-se também de dispepsia funcional quando há dor ou desconforto no estômago de maneira crônica, porém não há alguma alteração no sistema digestivo que justifique os sintomas. Não obstante, pode ser chamada de indigestão crônica, dispepsia nervosa ou dispepsia não ulcerosa.

Nesse sentido, a gastrite sinaliza a inflamação da parede do estômago por uma causa efetiva, como H. pylori, má alimentação e uso de remédios anti-inflamatórios, por exemplo. Por outro lado, a dispepsia funcional é quando o paciente apresenta o sintoma de dor e queimação no estômago, mas sem uma causa efetiva.

Dyspepsia. A dispepsia divide-se em dois grandes grupos: um secundário, a doença orgânica, e outro denominado dispepsia funcional (DF). A dispepsia orgânica (DO) pode ser definida como a secundária a lesões específicas, como úlcera péptica, esofagite, câncer gástrico e colelitíase.

Dicas de alimentação e hidratação
Optar por laticínios desnatados, devido o teor de gordura; Ingerir banana (estimula produção de muco protetor); Consumir vegetais cozidos, devido ser mais fácil digestibilidade; Ingerir no mínimo um litro e meio de água por dia.

Medicamentos: broncodilatadores e corticóides, podem ser indicados para relaxar os músculos dos pulmões e aliviar a falta de ar nos casos de dispneia causada por asma ou DPOC, por exemplo. Já os medicamentos calmantes e analgésicos podem ser indicados para aliviar a dispneia em pessoas com estresse e ansiedade.

O CID 10: Z. 76.5 nada mais é do que uma classificação que pode constar no atestado médico alegando que o paciente finge estar doente. “O ato de fingir tem o nome de simulação consciente.

O crime de Falsidade de Atestado Médico está previsto no artigo 304 do Código Penal e seu texto diz o seguinte: “Dar o médico, no exercício da sua profissão, atestado falso: Pena — detenção, de um mês a um ano. Parágrafo único – Se o crime é cometido com o fim de lucro, aplica-se também multa”.

Continuar lendo O que é o Cid K30?