O que significa jugo espiritual?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

No sentido religioso, jugo é a opressão que uma pessoa carrega quando está dominada por seus próprios problemas, como enfermidades, vícios, dívidas etc.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim (…), Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. O Salvador não tolera o pecado, mas oferece-nos o Seu amor e perdoa-nos quando nos arrependemos.

"Jugo" é uma palavra pouco usada por nós atualmente, mas se refere a uma peça de madeira utilizada para atrelar bois à carroça, logo, se refere a carga, assim como também "fardo", uma palavra um pouco mais comum em nossos dias e que se refere, basicamente, a um pacote, geralmente grande, como é o caso de "um fardo de ...

No sentido religioso, jugo é a opressão que uma pessoa carrega quando está dominada por seus próprios problemas, como enfermidades, vícios, dívidas etc.

1) peça de madeira, em geral pesada, criada para encaixar-se por cima ao pescoço de dois animais (em geral dois bois) e ligada a um arado ou a um carro. 2) Figura da escravidão e da opressão (1Rs 12.4); ao contrário do “jugo” pesado da lei (Gl 5.1), o jugo de Jesus é fácil de suportar (Mt 11.29,30).

Situação de submissão a alguém por meio de violência; OPRESSÃO; SUJEIÇÃO: Encontravam-se sob o jugo do ditador.

Resposta: Ela vem do Latim SUBJUGARE, “submeter, dominar”, de SUB-, “abaixo”, mais JUGUM, do Grego ZYGON, “jugo, canga para manter animais presos entre si”.

A unção que despedaça o jugo representa a libertação divina dessa opressão, um sinal de que Deus iria romper as correntes da opressão e trazer a redenção e a salvação para Seu povo.

A metáfora do fardo pesado costuma ser usada para se referir a alguma situação que promove um peso emocional muito grande sobre alguém.

Cristo diz: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve” (Mateus 11:28 e 29).

O evangelho de hoje, de Mateus 11,28-30, diz que Jesus tomou a palavra e falou: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.

Conforme instruído pelo Senhor, Jeremias fez um jugo e colocou no pescoço. Um jugo é algo que se coloca no pescoço para carregar fardos. O jugo simboliza o cativeiro ou a escravidão. Jeremias ensinou ao povo que Judá e as nações vizinhas ficariam sob o “jugo” da Babilônia.

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Esta é a promessa de paz e proteção pessoal. Esse é o poder de redimir do pecado em todos os tempos. Nós também devemos acreditar que Cristo tem o poder de aliviar nossa carga e tornar nosso fardo mais leve. Nós também temos de vir a ele, e nele receber descanso para nossos labores.

No hebraico, a palavra para jugo é “môt”, que quer dizer, peça de madeira que serve para emparelhar dois animais para o mesmo trabalho. Era proibido prender sob o mesmo jugo dois animais de espécie diferentes. Jugo, portanto, era uma espécie de disciplina para os animais.