O que significa jogar pétalas de rosa no casamento?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

“Elas não mancham a roupa, são reutilizáveis e ajudam a ter lindas fotos. Além disso, tem a tradição dos antigos romanos, que costumavam jogar flores na noiva porque acreditavam que elas traziam sorte e amor ao novo casal”, pontua.

A tradição de ter uma florista no casamento é de caráter símbólico. A jovem, geralmente em um vestido branco, representa a pureza. Ela caminha pelo altar na frente da noiva, jogando pétalas de flor pelo caminho, que simbolizam a fertilidade.

Quantidade: cerca de 150-200 pétalas. Dependendo da cor e do tamanho.

Além de jogar o buquê, sapo noivo ou Santo Antônio para as amigas solteiras, a noiva também pode jogar um buquê de pimenta para as mulheres casadas, para apimentar a relação no casamento.

A noiva segura o buquê com a mão direita e, ao se aproximar do altar, deve transferi-lo para a mão esquerda. Lado a lado – o noivo à direita da noiva – caminham até o celebrante.

E aí cabe uma adaptação no cortejo nupcial. Se forem somente eles a entrar, primeiro os homens entram, após a entrada do noivo e dos pais, e depois as damas entram na frente da noiva. Caso existam padrinhos tradicionais as bridesmaids e groomsmen entram após a entrada dos padrinhos, seguindo a sequência tradicional.

1) Entrada das alianças
Por tradição, daminhas e pajens costumam ter a importante função de levar as alianças até o celebrante do casamento.

O que diferencia uma florista de uma daminha ou pajem é o que cada uma carrega consigo além da ordem de entrada na cerimônia. Enquanto a florista espanta as más energias e anunciam a entrada da noiva, a daminha de honra e/ou pajens são responsáveis por trazer as alianças até o padre ou cerimonialista, no altar.

CORTEJO DE ENTRADA
Em seguida, o pai do noivo é quem continua – que também vem com a acompanhante, a mãe da noiva, em seu lado esquerdo. Na sequência, quem adentra à cerimônia é a florista (caso haja) e depois aparecem os casais de padrinhos – alinhados entre um casal de padrinhos do noivo e um da noiva.

Assim, as madrinhas seriam figuras a quem recorrer para fins de aconselhamento, caso necessário. As damas de honra, por sua vez, entram desacompanhadas na cerimônia, e segurando um buquê, que pode ser igual ou muito parecido com o que será carregado pela noiva.

Um elemento azul
Para as noivas tradicionais, que não querem prescindir de um elemento celeste no seu visual, as opções são muitas: uma peça íntima, a fita do bouquet, uma medalha, uma joia (por exemplo, uns brincos de água-marinha ou safira azul) ou até os próprios sapatos e cinto do vestido.

Pode ser que o casal escolha só a florista ou escolha não ter florista. Os noivos podem até optar por uma cerimônia, que não tenha daminhas e pajens e nem floristas. O tradicional são duas floristas que jogaram as flores para a entrada da noiva, e dois casais de pajens e daminhas para levar as alianças.

A tradição de jogar arroz sobre os noivos na saída da igreja, logo após a celebração do casamento, teve origem, há mais de 4 mil anos em terras chinesas onde o grão é símbolo de prosperidade e fertilidade.

Bolhas de sabão, pétalas de flores, balões de gás, confetes e sparkles são algumas opções que tornam o casamento ainda mais especial. Jogar arroz nos noivos na saída da igreja é algo tradicional e simbólico.

O cortejo de saída é exatamente o contrário daquele feito na entrada: primeiro saem os noivos, em seguida a daminha e o pajem, em seguida os pais dos noivos juntos (ou os familiares que os acompanharam, caso os pais sejam ausentes), depois os padrinhos e, por último, os convidados.

Podem ser prémios físicos – porta-chaves, abre-latas, mini garrafas, etc. – ou, como nós preferimos, prémios simbólicos, que possam criar maior interação entre os convidados. Sugerimos uma dança com a noiva, um abraço do noivo, uma fatia extra do bolo, uma selfie com os noivos, uma surpresa da noiva, etc.

Quando o buquê fica pronto, é o momento de cuidar do seu acondicionamento. De acordo com Caroline, ele deve ficar na água em local fresco e arejado. “O buquê deve estar em pé, de preferência sem encostar em nenhum local que possa amassar as flores.

Até o momento em que a noiva resolve anunciar que irá jogar o buquê e dar início a tradição. Desse modo, ela fica na frente de todas as convidadas mulheres e de costas joga o buquê de flores com o qual se casou. A moça que pegar, será a próxima a casar.