O que significa Jesus transforma água em vinho?

Perguntado por: lsilveira6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Primeiro, Jesus transformou água em vinho para satisfazer a sede física. No final, Ele usou o vinho sacramental para representar Seu sangue expiatório, o que tornou a vida eterna possível e fez com que aqueles que Nele cressem nunca mais tivessem sede (ver João 4:13–16; 6:35–58; 3 Néfi 20:8).

Os rituais dionisíacos, que têm no vinho o seu “leit motiv”, deram origem ao teatro, à tragédia, à comédia e ao drama. Na bíblia , aquele que é servo de Deus, é temente ao Senhor, se comporta de acordo com Sua vontade, colhe os benefícios dessa ligação.

O vinho da Santa Ceia
O arqueólogo Patrick McGovern, professor do Museu de Arqueologia da Universidade da Pensilvânia diz que o vinho servido na Santa Ceia seria muito parecido com o Amarone, um vinho do Vêneto feito com uvas secas.

É o vinho novo e, por isso, diz Jesus: "Ninguém deita vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho romperá os odres e perde-se o vinho e os odres.

O vinho tem duas simbologias na Bíblia: sangue de Jesus e alegria! E vamos falar da Alegria! Uma alegria que vem do Espírito de Deus; que não se baseia em circunstâncias que nos fazem sorrir, mas uma alegria que vem mesmo em momentos de dificuldade!

A gente não sabe que hora a água virou vinho, se foi quando caiu nos jarros ou quando eles levaram ao mestre sala. Muitas lições podemos aprender nesse texto. Aprendemos que Jesus é Deus, Ele é soberano e pode todas as coisas. Ele não precisou de uvas para fazer um vinho extraordinário.

O objetivo do milagre é aumentar a certeza na Luz do Criador, fortalecer a fé das pessoas. Quando o milagre acontece, isto aumenta a conexão com a Luz do Criador da pessoa que recebeu o milagre, da própria pessoa que produziu o milagre, e das pessoas ao redor que ficam sabendo.

De acordo com o Bible Dictionary, milagres são “manifestações de poder divino ou espiritual”. Com essa definição, vamos abrir os olhos para os muitos milagres que nos cercam — milagres que talvez nem sequer reconheçamos. Sem dúvida vemos a mão de Deus na vida de Seu povo por meio dos milagres descritos nas escrituras.

1. Bebida alcoólica que se obtém da fermentação, total ou parcial, do sumo das uvas frescas (mosto). 2. [Por extensão] Nome de qualquer líquido açucarado que a fermentação transformou em bebida alcoólica.

A cultura do vinho no Cristianismo era representada por alguns símbolos, a videira e o vinho, por exemplo, eram símbolos da ressurreição de Cristo entre os povos antigos, representados principalmente em algumas datas cristãs como a Páscoa.

“É considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas.”

Jesus disse aos serventes que enchessem com água seis jarros de pedra. Cada jarro comportava entre 68 a 102 litros. Ele então transformou a água em vinho.

Além de intenso e alcoólico, o vinho da região era frequentemente misturado com especiarias, frutas e especialmente resina de árvores.

A Palavra diz que não se deve colocar um remendo novo em um pano velho. Da mesma forma, não se deve colocar vinho novo em um odre velho. Ela diz que, se esta mistura for feita, estraga-se o item em questão e ele não servirá para uso. Quando Deus entra em nossas vidas, Ele vem para transformar todo o nosso ser!

A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).

cântico dos cânticos, que é de Salomão. Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho. Suave é o aroma dos teus ungüentos; como o ungüento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam.

Cântico 1:2 ARA
Beija-me com os beijos de tua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.

O símbolo da videira, da uva e do vinho, está presente na história da humanidade há milênios. Elemento básico do vinho, a videira simboliza plenitude e vida em abundância. Na Bíblia, encontramos muitas referências à videira, à uva e ao vinho.

A Bíblia diz que o primeiro milagre de Jesus foi quando transformou água em vinho nas "bodas de Caná". Jesus realizou esse milagre pouco depois de ser batizado e de chamar os primeiros discípulos.

Além de te manter hidratado enquanto você se diverte entre as taças de vinho, a água tem ainda outro objetivo: o de ajudar a limpar o seu paladar. Principalmente se você estiver degustando diferentes variedades de vinho, é importante que seu paladar esteja limpo entre um e outro.

Peita, imposto, tributo, finta.