O que significa Jardim das Oliveiras na Bíblia?

Perguntado por: idamasio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Lugar em que Jesus orou, em Jerusalém, antes de ser entregue por Judas, julgado e condenado à morte. Há referências ao lugar nos quatro Evangelhos. É a promessa do resgate do jardim perdido, devido ao pecado, para os crentes em Deus.

Segundo a fala de uma das primeiras moradoras, No início, o bairro Jardim das Oliveiras era um monte de barracas de lonas pretas, ruas de terra com muita poeira.

A região do Monte das Oliveiras em Jerusalém foi o local onde, de acordo com a tradição cristã, Jesus transmitiu muitos de seus ensinamentos aos discípulos, orou, foi traído, preso e, posteriormente, subiu aos céus. Então, o local tem uma importância ímpar para todos os cristãos.

Incrustado aos pés do Monte das Oliveiras está mundialmente conhecido Getsêmani. O jardim ou horto cheio de Oliveiras ligada à Igreja da Agonia possui árvores centenares e milenares, aliás, as oito oliveiras mais antigas do mundo estão plantadas naquele solo.

Repleta de símbolos passados de geração em geração, a oliveira era respeitada como uma árvore sagrada desde a Grécia Antiga. Símbolo de fertilidade e paz, a planta está presente na mitologia grega, sendo consagrada aos deuses Minerva, Júpiter e Apolo. Sua grandiosidade simbólica não para por aí.

Conhecido na região como Har-hazeitim, que significa monte das azeitonas, o Monte das Oliveiras recebeu esse nome exatamente pelas oliveiras que cobriam, antigamente, toda sua extensão.

Jesus e seus discípulos cantaram um hino antes de deixar o cenáculo para o Monte das Oliveiras (Mateus 26.30; Marcos 14.26). O hino escolhido para este momento sagrado foi provavelmente um dos “Salmos de Hallel” (Salmos 113-118), hino que os judeus costumavam cantar para concluir a celebração da Páscoa.

O Salvador pediu a Pedro, Tiago e João que fossem com Ele ao jardim e que esperassem enquanto Ele orava. Jesus sabia que precisava sofrer pelos pecados de todas as pessoas. Ele não queria sofrer, mas decidiu obedecer à vontade do Pai Celestial. Pedro, Tiago e João adormeceram enquanto Jesus orava.

detalhe da linha

DiasPonto InicialPonto Final
Segunda a sexta04:00-23:2505:20-00:32
Sábado04:30-23:3005:44-00:42
Domingo/Feriado05:00-23:1006:05-00:20

Trata-se da oliveira, planta que produz a azeitona, ou oliva, seja para consumo in natura, seja para a produção do seu óleo comestível, o azeite.

A oliveira é uma árvore perene, sempre verde que pode viver e produzir azeitonas por mais de um século. Em alguns casos raros, relatou-se que as oliveiras vivem e produzem brotos em uma idade de 1800 anos. A árvore atinge uma altura 15-65 pés (5-20 metros).

Na noite em que foi traído, Jesus foi orar no Monte das Oliveiras, num jardim chamado Getsêmani (Mateus 26:30). Naquele momento sua agonia foi tão grande que seu suor tornou-se como sangue. Foi também na região de Betânia, sobre o Monte das Oliveiras, que ocorreu a ascensão de Jesus (Lucas 12:50-53; Atos 1:9-12).

Calvário

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel.

Moisés sobe o monte Sinai e desce do monte
Moisés subiu ao Sinai para falar com o Senhor, depois desceu o monte para transmitir as palavras do Senhor ao povo.

No site do Dicionário da Língua Portuguesa, ao pesquisar a palavra cálice, pode-se verificar que, em sentido figurado, este termo é sinónimo de «sofrimento moral; humilhação». Daí Cristo dizer: «Pai, afasta de Mim este cálice» (Mt 26, 39.