O que significa Já raiou a liberdade?

Perguntado por: uneves6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

No trecho “Já raiou a liberdade” o compositor metaforicamente coloca a liberdade com um “sol” que já raiou, ou seja, já é uma realidade. A exaltação do povo forte, lutador e nascido no solo brasileiro é feita com os versos “Brava gente brasileira!”.

Na ordem direta, teríamos: Filhos da pátria, já podeis ver a mãe gentil contente (no caso, a mãe é o Brasil e os filhos são os brasileiros), pois a liberdade já raiou (nasceu) no horizonte do Brasil (ou seja, já se vislumbra a possibilidade de o Brasil ser um país livre).

A primeira estrofe descreve a beira tranquila do Rio Ipiranga, em São Paulo, por onde Dom Pedro I percorria seu trajeto quando proclamou a Independência do Brasil.

Ímpia significa cruel, desumana. Falanges são legiões, grupos marginais, entre outras definições. Hostil significa inimiga, agressiva.

Existe duas formas de Temor em nossa vida espiritual, o primeiro e mais conhecido é o temor servil, no qual existe um medo da punição, ou seja do inferno. E o outro é o temor casto, que é o medo de perder a santidade, ou seja, ofender a Deus.

príncipe D. Pedro

Assim, dentro desse contexto, quem efetivamente proclamou a independência do Brasil foi o príncipe D. Pedro quando, às margens do Riacho Ipiranga, em viagem a São Paulo, foi alcançado por um emissário da princesa Leopoldina, que levava, em mãos, o Decreto da Independência.

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º, então Imperador do Brasil, proclamou o grito de independência consolidando o Brasil como uma nação independente. O país era colônia de Portugal, ou seja, seu território pertencia ao país europeu.

Pedro I do Brasil

Perfídia — deslealdade; Ardil — que usa de astúcia, sagacidade.

O Partido Pátria Livre (PPL) foi um partido político brasileiro fundado em 21 de abril de 2009 e registrado na Justiça Eleitoral em 3 de outubro de 2011.

Esse trecho significa que o povo poderia observar a liberdade chegando com a declaração da independência, quando o Brasil se tornou uma nação independente de Portugal.

[Figurado] De teor intenso, ardente; que contém intensidade: "um raio vívido de esperança".

Plácidas: tranquilas, calmas, serenas. Brado Retumbante: grito forte que se espalha com barulho. Fúlgidos: brilhante, cintilante. Penhor: garantia segurança de que haverá liberdade.

Poucas pessoas sabem, mas o trecho instrumental que inicia o hino era originalmente cantado. Sem explicações, os versos “desapareceram”. A letra completa do hino era ensinada nas escolas e tocada no dia a dia, mas em algum momento no início do século XX, sem explicações aparente, sumiu a primeira estrofe.

Grilhões é uma corrente de metal, formada por anéis, em forma de cadeado. Grilhões também pode ser um cordão de ouro, ou algemas, de mãos ou de pés. Outro significado para grilhões é o de cadeia; prisão.

Brava Gente Brasileira Longe vá, temor servil; Ou ficar a Pátria livre, Ou morrer pelo Brasil.

Dom Pedro I, em 1824, apaixonou-se pelos versos de Evaristo da Veiga e resolveu compor ele mesmo uma música para o poema, criando assim aquele que se tornaria o Hino da Independência. “Brava gente brasileira! Longe vá temor servil; Ou ficar a pátria livre; Ou morrer pelo Brasil”.

O medo é necessário para nos proteger dos perigos. Por exemplo, ter medo de se atirar num mar é proteger-se da morte por afogamento. Para que e por que nossos pais nos ensinam que é perigoso debruçar-se em janelas ou atravessar a rua sozinhos?

A palavra temor é comumente empregada no sentido de sentir medo de situações desagradáveis inevitáveis, como o temor da miséria, da velhice ou o temor da morte. O termo também pode estar relacionado com a obediência e demonstração de rigor e pontualidade em relação a algo.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre! Temor é na verdade sinônimo de reverência ou adoração, o que faz supor que a sabedoria começa quando reconhecemos devidamente quem Deus é e lhe prestamos a adoração que merece.