O que significa Já podeis da pátria filhos?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Na ordem direta, teríamos: Filhos da pátria, já podeis ver a mãe gentil contente (no caso, a mãe é o Brasil e os filhos são os brasileiros), pois a liberdade raiou (nasceu) no horizonte do Brasil (ou seja, se vislumbra a possibilidade de o Brasil ser um país livre).

Pátria é o país ou estado onde a pessoa nasceu (terra natal) e que faz parte como cidadão.

Nós já conhecemos o termo mãe gentil da letra do Hino Nacional, se referindo à nossa terra, o Brasil. Nesses primeiros versos, o escritor diz aos filhos da pátria, os brasileiros, que eles já podem olhar com alegria para seu país, porque a liberdade já chegou.

Plácidas: tranquilas, calmas, serenas. Brado Retumbante: grito forte que se espalha com barulho. Fúlgidos: brilhante, cintilante. Penhor: garantia segurança de que haverá liberdade.

No trecho “Já raiou a liberdade” o compositor metaforicamente coloca a liberdade com um “sol” que já raiou, ou seja, já é uma realidade. A exaltação do povo forte, lutador e nascido no solo brasileiro é feita com os versos “Brava gente brasileira!”.

Significado de verde-louro desta flâmula: Verde louro = planta Flâmula = Bandeira.

Deitado eternamente em berço esplêndido
Esse trecho é uma metáfora usada para mostrar que o Brasil está eternamente muito bem localizado — entre o mar e a Cordilheira dos Andes — e coberto por riquezas naturais esplêndidas (que significam: admiráveis, únicas).

Nem teme quem te adora a própria morte
Joaquim Osório conclui dizendo que quem adora o país não teme a morte, os brasileiros sacrificariam a própria vida pela nação.

1. Terra onde alguém nasce. 2. Nação a que pertence uma pessoa ou de que uma pessoa é cidadã.

Pátria (do latim "patriota", terra paterna) indica a terra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais, valores e história.

O nosso Brasil! Quando pensamos em Brasil, temos orgulho desta terra imensa e linda!

Longe vá temor servil, ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil”. Andrade explica que o recorte simboliza que o medo até então presente na sociedade se afastava do país, pois o Brasil já estava livre e o brasileiro morreria para garantir a condição na qual a pátria vivia no fim do século XIX.

Brava Gente Brasileira, longe vá temor servil
E rememora o valor de todos os brasileiros, que bravamente permanecem em luta todos os dias.

Dom Pedro I, em 1824, apaixonou-se pelos versos de Evaristo da Veiga e resolveu compor ele mesmo uma música para o poema, criando assim aquele que se tornaria o Hino da Independência. “Brava gente brasileira! Longe vá temor servil; Ou ficar a pátria livre; Ou morrer pelo Brasil”.