O que significa Isaías na Bíblia?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Isaías (filho de Amós) é o autor do livro de Isaías. Seu nome significa “o Senhor é a Salvação”, e essa ideia permeia seus escritos. Isaías foi profeta em Jerusalém por cerca de 40 anos (de 740 a 701 a.C., aproximadamente), durante o reinado dos reis Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés do reino de Judá, ao sul.

O Senhor ordenou Isaías a dizer a Acaz que não ficasse atemorizado porque os assírios viriam do norte e conquistariam tanto a Síria quanto Efraim. Isaías disse que o cumprimento dessa profecia seria um testemunho para Judá de que o Senhor continuaria a preservá-los como povo.

Ele era o principal conselheiro do rei Ezequias.

Isaías viu o Senhor, e o Senhor chamou Isaías para ensinar o povo de Judá. Isaías advertiu Acaz, rei de Judá, a não se aliar à Síria e a Israel contra a Assíria.

Significado: Em hebraico, quer dizer “o que Deus salva”. É o nome de um profeta bíblico.

Isaías fala dos juízos de Deus contra as nações iníquas. Israel encherá a Terra. Isaías 28–35 Isaías prediz a apostasia, a Restauração e o surgimento do Livro de Mórmon. Israel será dispersa por ter rejeitado o Senhor e os profetas.

O texto de Isaias 61,1-2, busca enfatizar a vocação do Isaias, colocando-o como o mediador da mensagem de Iahweh. É importante lembrar esse fato, para que possamos com- preender a posição de Jesus, ao ler e interpretar este texto.

Reino de Judá

O Reino de Judá, limitava-se ao norte com o Reino de Israel, a oeste com a inquieta região costeira da Filístia, ao sul com o deserto de Negueve, e a leste com o rio Jordão e o mar Morto e o Reino de Moabe.

profeta Isaías

Isso mostra que a vida e obra de Jesus têm muito a ver com as características esboçadas pelo profeta Isaías.

Isaías o revela como o Filho de Deus encarnado, Emanuel (7.14; 8.8); o Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz (9.6); o ramo (4.2; 11.1); e, mais frequentemente, o Servo do Senhor (42.1; 49.5-7; 52.13; 53.11). entrada triunfal de Jesus, veja Hoehner, Harold.

O étimo que originou a palavra serafim foi o hebriaco serafos, que significa "ardente, abrasador". Esta é a razão por que são representados com três pares de asas vermelhas (cor que alude ao fogo), no seguimento da tradição baseada nas afirmações atribuídas ao profeta Isaías.

São Judas Tadeu

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Amóz

Amóz, o pai de Isaías, (nome hebraico que significa forte, firme) tem genealogia desconhecida. Como ele tinha acesso à corte, alguns supõem ter sido parente do rei Uzias.

O apelido para Isaias é "Ias".

De acordo com os textos sagrados, ele viveu no reino de Judá entre os séculos VIII e VII a.C., durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, e teve participação na defesa de Jerusalém contra o cerco do rei assírio Senaqueribe.

O profeta Isaías foi chamado para exercer seu ministério em aproximadamente 739 a.C., no ano em que morreu o rei Uzias. O relato bíblico não informa se antes disso Isaías já pregava publicamente.

Palavras-chave do livro de Isaías:
Sensibilidade à voz do Espírito, convicção, dedicação e verdade.

Introdução. Isaías 53 contém uma profecia relativa à Expiação de Jesus Cristo. Isaías ensinou que o Salvador seria desprezado e rejeitado, maltratado e afligido, que suportaria nossas dores e seria ferido por nossas transgressões.