O que significa Isaías 55 8 9?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Deus queria que os israelitas confiassem inteiramente no seu poder e na sua proteção. Deus nos leva ao deserto para nos ensinar que não devemos temer quem pode nos fazer mal, pois o nosso Ele é infinitamente maior para conceder livramento ao seu povo.

55. Capítulo 55: Isaías nos leva aos tempos do evangelho, onde a graça é oferecida gratuitamente a todos os necessitam das palavras de Jesus. Os gentios também são chamados à salvação. O profeta chama seu povo ao arrependimento e fala da alegria pela libertação do exílio.

8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. 9 Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

Devemos compreender que os caminhos de Deus, bem como seus pensamentos são infinitamente diferentes dos nossos. Muitas vezes Deus nos levará por caminhos diferentes para que possamos alcançar os seus propósitos.

Já a segunda parte do livro que inclui o conteúdo entre os capítulos 40 e 55, supostamente teria sido escrita por algum profeta que viveu no período final do exílio de Judá e que escreveu de acordo com a tradição de Isaías.

No versículo 7, Isaías estabelece a doutrina do arrependimento: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”.

Meus pensamentos são muito diferentes dos seus”, diz o SENHOR, “e meus caminhos vão muito além de seus caminhos. Pois, assim como os céus são mais altos que a terra, meus caminhos são mais altos que seus caminhos, e meus pensamentos, mais altos que seus pensamentos.

Este capítulo começa com um desafio de deixar para trás atividades mundanas e compartilhar das espirituais, que estão disponíveis abundantemente e sem preço através de revelações de Deus. Os homens são ordenados a buscar ao Senhor—cuja recompensa é a salvação eterna.

Encontrar Deus é uma questão de consciência de que Ele está perto; não há como entrar e sair da presença Dele, é preciso viver Sua presença. Deus quer mudar o seu caminho hoje. Ele quer que você seja mais que vencedor, que você viva como o Filho Dele viveu. Busque Jesus, viva com Ele.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

(4) Quando o texto diz “invocai-o enquanto está pertoestá nos mostrando que o soberano juiz ainda aceita que nós sejamos absolvidos em Sua presença. Ele ainda não se assentou em Seu trono para fazer o julgamento final!

No Antigo Testamento, Deus ordena o seu povo a não mentir (Levítico 19:11): “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo”. A mentira é tão condenável para Deus que é um dos pecados capitais: “Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo”.

Tudo o que fazemos passa pela nossa mente, não conseguimos impedir maus pensamentos, mas podemos cair fora deles em Cristo. Se desejarmos uma vida abençoada, precisamos buscar a renovação de nossa mente. Ele é o Senhor de nossas vidas.

Provérbios, capítulo 23, versículo 7: “Pois como ele pensa dentro de si mesmo, assim ele é”! Não esqueçam que, para mudar o mundo, devemos mudar a nós mesmos.

O Senhor ordenou Isaías a dizer a Acaz que não ficasse atemorizado porque os assírios viriam do norte e conquistariam tanto a Síria quanto Efraim. Isaías disse que o cumprimento dessa profecia seria um testemunho para Judá de que o Senhor continuaria a preservá-los como povo.

Isto quer dizer que não podemos aceitar o pensamento do mundo e nem a sua forma de viver, mas devemos nos transformar pela renovação da mente, isto é, pelo conhecimento da natureza de Deus, pelos fundamentos que norteiam suas ações e pelos princípios de vida e manifestação de Seu caráter.

Isaías fala dos juízos de Deus contra as nações iníquas. Israel encherá a Terra. Isaías 28–35 Isaías prediz a apostasia, a Restauração e o surgimento do Livro de Mórmon. Israel será dispersa por ter rejeitado o Senhor e os profetas.

“Sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” são metáforas para alimento e conhecimento espirituais, provido pelo Senhor de graça aos que creem através da Sião dos últimos dias e seus recolhidos de Israel.

Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.