O que significa Iraí vós na Bíblia?

Perguntado por: idamasio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

A Bíblia diz: "Irai-vos e não pequeis [...]" (Ef 4.26.) Ou seja, precisamos ter uma compreensão sadia a respeito da ira. As nossas emoções e reações nos foram dadas por Deus, e precisamos compreender esse fato. O grande problema é quando as pessoas não sabem cuidar das suas emoções.

Isso significa que o diabo procurará a todo custo transformar a justa indignação em um comportamento pecaminoso, como por exemplo, o ódio e a mágoa, criando assim uma barreira ao perdão.

Isso significa que o cristão não deve anular a ira dentre as suas emoções. Percebemos na Bíblia, que devemos irar pelos mesmos motivos pelos quais Jesus Cristo se irava.

verbo transitivo direto e pronominal Provocar ira a; causar ódio, mágoa, rancor em alguém ou em si mesmo; enraivecer, irritar: irar o chefe com falsos problemas; irou-se com tanta burrice.

A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda. O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria. Eu me senti seguro e pensei: “Nunca terei dificuldades.” Ó SENHOR Deus, tu foste bom para mim e me protegeste como uma fortaleza nas montanhas.

Resumindo, existem cansaços insuperáveis, em vista dos quais não é possível evitar o sono. Isto é, quando “os olhos estão pesados”, não existe uma alternativa à necessidade de “dormir e descansar” (Mc 14,40-41), sendo que o “travesseiro” (Mc 4,38) se torna o maior amigo.

A ira pode ter o seu lado positivo, quando as paixões forem conduzidas pela razão e pela vontade, mas antes de tudo vamos falar sobre a Ira negativa, emoções maléficas que ofuscam a inteligência arrastadas para atitudes erradas. Aliás, as emoções podem ser pervertidas ou virtuosas.

“Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha e não deem lugar ao Diabo. O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.

Apóstolo Paulo

Quem escreveu esse livro? A Epístola aos Efésios foi escrita pelo Apóstolo Paulo (ver Efésios 1:1).

Quando nossa confiança está prestes a despedaçar temos que lembrar de confiar no Senhor e que Ele jamais vai abandonar os que o buscam. Tenho visto muita gente sendo guiada pelos sentimentos e não em confiança no senhor. A bíblia não nos manda caminhar pelos sentimentos, mas a bíblia nos manda caminhar pela fé.

O sentimento pode causar alterações fisiológicas como aumento da pressão e dos batimentos cardíacos, tonturas, vertigens, tremores, inquietação e até insônia. Mas a lista de problemas não para por ai. O quadro de raiva excessiva pode acarretar cansaço físico excessivo, falta de memória e problemas gastrointestinais.

A neuropsicóloga explica que, diante da raiva, o cérebro produz cortisol, hormônio liberado em situação de estresse. “Ele gera baixa imunidade, o que pode provocar tudo o que a pessoa estiver predisposta a ter: gastrite, úlcera, alteração na pressão arterial, problemas cardiovasculares e psicológicos”, diz Carolina.

Expectativas e desejos frustrados são os principais causadores desse sentimento, que é muito importante para que indivíduo reaja às situações que estão prejudicando sua vida.

Nas escrituras cristãs, esse pecado é visto como um vício primário, mais perigoso e debilitador do que o orgulho ou a inveja. A preguiça era considerada um tipo de exaustão do espírito, uma distração da alma, que não é apenas uma perda de energia, mas um transtorno.

* 1 Coríntios 10:13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1.

Luxúria na Bíblia
Segundo o catolicismo, a luxúria é um dos sete pecados capitais, porque indica uma atitude de amor aos prazeres da carne e a comportamento sexuais exagerados e muitas vezes promíscuos. Quem vive uma vida de luxúria é classificado como luxurioso ou lascivo.

“Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos” (Ecl 7,9). Todos os indivíduos são pecadores, mas não se pode deixar levar pela raiva como dominadora. Porque é no coração dos sábios que o perdão mora.

Ira: É o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. É um sentimento mental e emotivo que conflita o agente causador da ira e o irado. Luxúria: É o apego e o desejo descontrolado por prazeres carnais, também conhecidos como lascívia.