O que significa invalidado não?

Perguntado por: hmaciel . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O que significa a palavra invalidado não? Significado de Invalidado – Invalidado vem do verbo invalidar. O mesmo que: eliminado, terminado, ab-rogado, abortado, anulado, cancelado, cassado, derrogado, infirmado.

Essa é uma medida de segurança, em que o banco devolve o valor ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que bloqueia o pagamento.

Você pode saber a data do pagamento do benefício por meio da plataforma Meu INSS, em “Extrato de Pagamento de Benefício”. A data vai variar conforme o valor recebido, se até um salário mínimo ou mais, e o número final do benefício.

O procedimento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS e a liberação leva, normalmente, entre 5 e 7 dias para acontecer – mas a depender do período ou do volume de solicitações, o desbloqueio pode ocorrer em até 30 dias do pedido de liberação.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aos segurados que fiquem atentos ao prazo para sacar os benefícios na rede bancária: se não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos pelo banco ao INSS.

O que quer dizer crédito invalidado pelo INSS
Quando um pagamento for invalidado, ele não será mais considerado pelo processamento do sistema. Isso é para permitir a nova emissão de um pagamento de substituição se, por exemplo, o pagamento original foi emitido para a quantia incorreta.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

Em média 45 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O tempo de estorno depende de vários fatores e muda de acordo com o banco emissor, motivo da solicitação, e a quanto tempo a compra foi realizada. Normalmente, o reembolso será creditado na sua conta em alguns dias úteis, dependendo do banco. No entanto, pode levar até duas faturas para que os fundos sejam devolvidos.

Quem tem direito aos atrasados do INSS? Têm direito aos atrasados os segurados que processaram o INSS e ganharam a ação, sem possibilidade de recurso. Além disso, o dinheiro só sai após a ordem do juiz para que se pague o valor.

É a forma pela qual o INSS promove um balanço de todos os benefícios que deverão ser pagos. Esse balanço leva o nome 'maciça' em razão do grande volume de benefícios que serão incluídos no cálculo, desde aposentadorias, pensões e auxílios. Além disso, a maciça acontece todos os meses.

A carta de concessão trará informações relevantes, como:

  1. identificação do titular e do benefício;
  2. NIT (Número de Registro do Trabalhador);
  3. data da solicitação, concessão e pagamento;
  4. data de autorização;
  5. valor base e do pagamento;
  6. memória de cálculos;
  7. forma de pagamento dos ordenados.

Assim, fique atento: a data de concessão do benefício nada mais é do que a data que o benefício foi deferido, ou seja, implantado no sistema. Esta data é totalmente irrelevante para fins de cálculo.

45 dias

Depois da perícia, quanto tempo demora para receber o benefício? O prazo para que o benefício seja concedido após o resultado da perícia é de 45 dias, e esse prazo pode ser estendido por mais 45 dias se o INSS tiver uma justificativa plausível para tal ato.

5) Como consultar a carta de concessão do INSS

  1. indo até uma das agências do INSS (lembrando que é necessário agendar previamente a visita, através do MEU INSS);
  2. acessando o site ou aplicativo do MEU INSS;
  3. ligando para o telefone 135 e solicitando o envio de uma 2ª via pelos Correios.

Ainda é possível fazer a consulta do número do benefício e outras informações pela Central de atendimento telefônico do INSS, basta discar o número 135.

Consultar status do pedido da carta de concessão
Quem deu entrada no pedido de benefício junto ao INSS e aguarda retorno, pode consultar o status da concessão também online, pelo Meu INSS, seguindo os mesmos passos.

Para recebimento dos valores devolvidos, os beneficiários deverão se dirigir às Agências de Previdência Social. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo 135 ou acessar o aplicativo "Meu INSS".

A restituição do INSS funciona mediante a solicitação do trabalhador. Essa solicitação pode ser feita sem sair de casa, por meio de pedido administrativo pelo portal e-CAC ou pela área específica de restituição do site oficial da Receita Federal.