O que significa intervalo PR curto?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

No eletrocardiograma o Intervalo PR curto (<120 ms) pode representar ritmo atrial ectópico, ritmo juncional, condução AV acelerada e pré-excitação. Já o intervalo PR longo (>200 ms), representa um bloqueio atrioventricular de primeiro grau.

A duração normal do intervalo PR no adulto é 120 ms a 200 ms. Intervalos com duração < 120 ms são descritos como “intervalo PR curto” estão relacionados à pré-excitação ventricular. Atrasos na condução AV acima de 200 ms ou com duração variada determinam tipos de bloqueios atrioventriculares.

INTERVALO PR: É o intervalo medido entre o início da onda P e o complexo QRS. Corresponde ao tempo que o impulso cardíaco leva para despolarizar os átrios, percorrer as vias de condução internodais, o nódulo AV, o feixe de Hiss e ramos ate alcançar os ventrículos. Varia de 0,12 s a 0,20 s.

O intervalo normal é de 120 a 200ms (3-5mm). É mais curto em crianças e com o aumento da frequência cardíaca. Se intervalo PR curto, devemos pensar em um ritmo ectópico atrial ou em pré-excitação (ex. Wolff-Parkinson-White).

Tempo que demora o processo de excitação cardíaca a propagar-se da aurícula ao ventrículo e que se mede no eletrocardiograma desde o início da onda P até ao início da onda Q ou R.

Pessoas com ciclos menstruais mais curtos podem ovular mais perto do período menstrual, aumentando as chances de uma possível gravidez.

Os pacientes portadores da síndrome de Wolff-Parkinson-White não podem exercer atividades físicas competitivas (futebol, vôlei, basquete) nem esportes radicais (mergulho, escalada, asa-delta). Esses pacientes também não podem exercer profissões de risco (piloto, motorista, operador de máquinas pesadas).

Para analisar os intervalos PR e QT, meça os intervalos a partir do desenho do ECG. Um intervalo PR normal gira em torno de 0,12 s e 0,20 s. O intervalo QT, por sua vez, costuma se posicionar entre 350 ms e 450 ms.

O intervalo P-R é o período entre o início da despolarização atrial e o início da despolarização ventricular. Normalmente, esse intervalo dura de 0,10 a 0,20 segundos e seu prolongamento define o bloqueio atrioventricular de 1º grau.

Uma onda P normal é arredondada e suave, durando menos de 0,10 segundo (2,5 mm) e tem voltagem máxima de 0,25 mV. No ritmo sinusal, o intervalo entre a onda P e a onda R dura entre 0,12 e 0,20 segundo, evidenciando que o impulso elétrico está seguindo a trajetória normal.

Bradicardia sinusal
Bradicardia, ou batimento cardíaco lento, é diagnosticada quando o ritmo natural do seu coração está abaixo de 60 batimentos por minuto. Se a frequência cardíaca baixa produzir pausas prolongadas entre os batimentos, você pode ter bradicardia sinusal com arritmia sinusal.

Intervalo PR:
Do início da ONDA P até o início da atividade do COMPLEXO QRS. Mede a condução átrio- ventricular. Representa o tempo entre a despolarização dos átrios até a despolarização inicial dos ventrículos.

Basicamente, o eletrocardiograma normal é composto por: Frequência cardíaca de 60 (alguns falam 50) a 100 batimentos por minuto (bpm). Eixo cardíaco entre –30° e +90°, ou seja, a resultante de despolarização de cima para baixo (da base para o ápice) e da direita para esquerda.

Neste grupo, podemos destacar doenças neurológicas, doenças congênitas, hipotermia, cardiomiopatia hipertrófica, síndrome do QT longo, embolia pulmonar, Wolff-Parkinson-White, displasia arritmogênica de ventrículo direito e síndrome de Brugada.