O que significa insuficiência de saldo no holerite?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Quando os descontos ultrapassam os valores dos adicionais no processo para o funcionário, é calculada também a rubrica 998 - insuficiência de saldo (adicional) para que o processo não fique negativo indevidamente, com isso no mês seguinte é calculada a rubrica 609 - insuficiência de saldo (desconto) para debitar os ...

Segundo Constituição Federal, no Artigo 462, da Consolidação das Leis do Trabalho, "ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo".

Informamos que o líquido negativo ocorre quando o valor total de descontos é superior ao valor total de rendimentos no contracheque.

Se o empregado perceber que os valores referentes a sua rescisão que constam no seu Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, também conhecido como TRTC, está errado ele precisa comunicar a empresa sobre o erro, de preferência comunicar por escrito por um dos canais de atendimento como e-mail ou Whatsapp para deixar a ...

Não. A rescisão do contrato de trabalho não pode ter saldo negativo, na medida em que, o empregado trabalha para receber seu salário e não para pagar a empresa.

Nesse caso, os descontos ficam limitados ao valor devido na rescisão. Ou seja, o empregado não pode ficar devendo para a empresa pelo desconto do aviso prévio. Caso o valor seja superior às demais verbas devidas, ele não receberá nada, mas também não pagará nada para o empregador.

Desconto em folha de pagamento
Cada dia de ausência leva a um desconto equivalente a um dia de trabalho na remuneração do trabalhador.

O que pode ser debitado da conta salário? Somente poderão ser debitados valores da conta salário se o próprio cliente assinar um documento autorizando o ato. Isso se aplica a parcelas de empréstimos e financiamentos, por exemplo. Mesmo assim, o valor não pode ultrapassar 30% do total recebido.

Quem tira essa dúvida é o artigo 82 da CLT, que diz que os descontos em folha de pagamento não podem ultrapassar 70% do valor do salário do colaborador. Essa regra tem como objetivo garantir que o funcionário tenha condições de viver de forma digna.

Quando um funcionário falta ao trabalho ou se atrasa, horas negativas são contabilizadas. O saldo negativo do banco de horas pode ser descontado no encerramento do período mencionado em Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho.

Folha de pagamento: 6 erros mais comuns

  • Errar nos cálculos.
  • Colocar a categoria e o enquadramento incorretos.
  • Não acompanhar as mudanças na corporação.
  • Falhar na previsão dos custos.
  • Centralizar os dados em um só computador e em um só profissional.
  • Não acompanhar as mudanças fiscais e da legislação.

Geralmente esse evento ocorre quando está tendo estouro, se não houve nenhum lançamento, mesmo que seja por engano, esse evento não pode aparecer. Você pode verificar se está ocorrendo só com esse funcionário ou com a maioria.

Se você pediu demissão ou foi demitido, precisa entender o termo de rescisão antes de assinar. Nesse trecho da rescisão estão informações, como CNPJ e endereço da empresa, seus dados pessoais e algumas informações sobre o seu cargo.

Divida o seu salário por 12 e multiplique pela quantidade de meses que você trabalhou no ano que está em curso. No exemplo anterior, basta multiplicar 1/12 do seu salário por 6. Aqui, novamente vale a data de corte do dia 15 de cada mês para o cálculo proporcional.