O que significa Insertion Sort?

Perguntado por: mjordao9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Insertion Sort ou ordenação por inserção é o método que percorre um vetor de elementos da esquerda para a direita e à medida que avança vai ordenando os elementos à esquerda.

Selection Sort é um dos algoritmos de ordenação mais simples. Esse algoritmo recebe seu nome pela maneira como ele percorre o array ao longo das iterações: ele seleciona o menor elemento atual e o troca de lugar.

O pior caso para o algoritmo Selection Sort ocorre quando o arranjo de elementos já está ordenado de forma inversa. Nessa situação, o algoritmo tem um custo quadrático de comparações e um custo linear de trocas, em função do número de elementos a serem ordenados: O(n²) comparações. O(n) trocas.

Selection Sort
Este algoritmo é baseado em se passar sempre o menor valor do vetor para a primeira posição (ou o maior dependendo da ordem requerida), depois o segundo menor valor para a segunda posição e assim sucessivamente, até os últimos dois elementos.

Os algoritmos de ordenação podem ser utilizados pelos gestores de RH para agilizar e acertar o processo de recrutamento e seleção, com a ajuda da Inteligência Artificial. Nesse sentido, existem três formas de chegar à resolução de problemas: descrição narrativa, fluxograma e linguagem algorítmica.

Ordenação por inserção (InsertionSort)
Bom método a ser usado quando a sequência esta quase ordenada, ou quando se deseja adicionar poucos itens a uma sequência já ordenada.

Quando o método sort () compara dois valores, envia os valores para a função de comparação e classifica os valores de acordo com o valor retornado (negativo, zero, positivo). Exemplo: Ao comparar 40 e 100, o método sort () chama a função de comparação (40,100). A função calcula 40-100 e retorna -60 (um valor negativo).

O Insert sort é um método de ordenação instável. O buble sort, o insert sort e o selection sort tem a mesma complexidade computacional, porém, isto não quer dizer que todos executem ao mesmo tempo para a mesma instância. O buble sort é um algoritmo recursivo.

O bubble sort realiza múltiplas passagem por uma lista. Ele compara itens adjacentes e troca aqueles que estão fora de ordem. Cada passagem pela lista coloca o próximo maior valor na sua posição correta. Em essência, cada item se desloca como uma “bolha” para a posição à qual pertence.

Os três tipos mais utilizados de algoritmos são a descrição narrativa, o fluxograma e o pseudocódigo ou portugol.

A busca binária é um algoritmo mais eficiente, entretanto, requer que a lista esteja ordenada pelos valores da chave de busca.

Charles Antony Richard Hoare

O QuickSort foi desenvolvido em 1960 pelo cientista da computação britânico Charles Antony Richard Hoare, também conhecido como Tony Hoare ou C. A. R.

O algoritmo Quicksort, inventado por C.A.R. Hoare [Computer Journal, 5, pp. 10-15, 1962], é em geral bastante rápido.

O algoritmo HeapSort é um algoritmo de ordenação por seleção que foi desenvolvido por Robert W. Floyd e J.W.J. Williams em 1964.

QuickSort in-place

  1. Escolher um elemento x do vetor, no caso o primeiro elemento do vetor;
  2. Percorrer o vetor da esquerda para a direita procurando um elemento maior que x , e da direita para a esquerda procurando um elemento menor ou igual a x . ...
  3. Trocar x com o j-ésimo elemento e devolver a posição j .

Nos bornes, o código de ordenação define a sequência dos bornes dentro de um dispositivo de bornes. A sequência do dispositivo de bornes dentro da régua de bornes é determinada através da posição do dispositivo (ver "Posições de dispositivo").

Pode conter sequências, iterações, seleção, etc. A principal diferença entre algoritmo e pseudocódigo é que um algoritmo é um procedimento passo a passo para resolver um determinado problema, enquanto um pseudocódigo é um método de escrever um algoritmo.

Ordenar consiste em um método de reorganizar um conjunto de objetos em uma ordem ascendente ou descendente. O objetivo principal da ordenação é simplificar a recuperação posterior de itens do conjunto ordenado.

Ordenar um vetor significa permutar seus elementos de tal forma que eles fiquem em ordem crescente, ou seja, v[0] <= v[1] <= v[2] <= ... <= v[n - 1].

Eles não só são importantes por que nos permite corrigir problemas, também nos obriga a pensar, é daí que os algoritmos são a base da programação. É necessário analizar o problema de modo que o software é desenvolvido para ser acessível ao cliente de forma que ele entenda facilmente como usá-lo.