O que significa inovação tecnologia?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

O conceito de inovação tecnológica está associado ao surgimento de criações, inventos ou tecnologias geradas em ambientes de pesquisa científica que acarretem aumento de qualidade e produtividade de modo a contribuir efetivamente com o desenvolvimento socioeconômico do país.

Nesse sentido, diferentemente do que muitas organizações acreditam, inovar não é um conceito único. Pelo contrário, com a classificação acima, é possível notar quatro tipos de inovação: arquitetônica, disruptiva, incremental e radical.

A inovação é um processo através do qual um domínio, produto ou serviço é renovado e atualizado pela aplicação de novos processos, introdução de novas técnicas ou estabelecimento de ideias bem-sucedidas para criar um novo valor. A criação de valor é uma característica definidora da inovação.

Quais são os principais tipos de inovação?

  • Inovação radical. Como o próprio nome já sugere, a inovação radical é algo que realmente muda o cenário de uma marca, seja do mercado ou da dinâmica empresarial. ...
  • Inovação incremental. Dentre os tipos de inovação está também a incremental. ...
  • Inovação disruptiva. ...
  • Inovação tecnológica.

“Inovação é criatividade com um trabalho a fazer.” “Novas ideias que são implementadas para criar valor de negócio.” “Uma nova ideia, método ou dispositivo. O ato de criar um novo produto ou processo, que inclui a invenção e o trabalho necessários para transformar uma ideia ou conceito em sua forma final.”

Inovação é a exploração com sucesso de uma nova ideia, transformando-a num novo produto, serviço ou negócio que, ao ser entregue ao mercado, tenha seu valor reconhecido por ele. A inovação está presente em boa parte dos planos estratégicos das empresas.

A Inovação não se baseia apenas no desenvolvimento de novos produtos, também ajuda a promover novos modelos de negócios, oferece novos serviços e melhora os processos para tornar mais fácil a vida das pessoas. Mas acima de tudo, faz com que esses progressos cheguem a quem precisa.

Esses três pilares são: sucesso, esforço e emoção.

A inovação nem sempre significa criar algo novo, mas também reinventar aquilo que já existe, com pequenas adaptações. Isso também é ser criativo e pode ocorrer com produtos, serviços, comunicação, projetos, processos internos, enfim, em todas as áreas da empresa.

Conforme Dertouzos (1999), a inovação tecnológica possui quatro pilares, que são: Investimento de capital de risco; Infra-estrutura de alta tecnologia; Idéias criativas e Cultura empreendedora focada na paixão pelo negócio.

As inovações trouxeram benefícios para o dia a dia das pessoas, como a possibilidade de ter fácil acesso à informação, entretenimento, conhecer novas pessoas e ser mais produtivo.

A tecnologia e a inovação são essenciais para o desenvolvimento das empresas e da sociedade como um todo. A partir das melhorias e das novidades introduzidas é que diversas áreas da sociedade avançam, como a ciência, por exemplo. Isso acontece porque os processos passam por melhorias e revisões.

Confira quais os principais benefícios da inovação abaixo:

  • Manter-se competitivo.
  • Ficar à frente de tendências.
  • Ter ideias boas e uma equipe motivada.
  • Aumentar a eficiência.
  • Maior retorno sobre investimento.

O Curso “Tecnologia e Inovação - Curso Introdutório” abordará a tecnologia e inovação e seus três eixos: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Cultura Digital e o Pensamento Computacional.

Há duas formas de inovação: a incremental e a radical ou disruptiva. A inovação incremental ocorre quando a empresa realiza pequenas modificações naquilo que ela já faz ou produz, como melhorias e upgrades. A inovação de processos ocorre quando uma empresa implementa modificações em seus processos e metodologias.