O que significa indulgente na Bíblia?

Perguntado por: gpereira2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O termo indulgência vem do latim e tem origem na palavra indulgentia, que significa perdão para uma pena, perdão para uma falha, bondade. Em termos sociais, um indivíduo indulgente seria aquele que é capaz de agir com bondade e tolerância em relação às ações e particularidades de outros, além de perdoar as diferenças.

Ser indulgente é amar ao próximo como a si mesmo.

Comidas de indulgência
Essa categoria do comfort food está associada a alimentação despreocupada em relação aos valores nutricionais ou outros aspectos de saúde de alimentos e bebidas. Nesse caso, privilegia-se o prazer, e, mais tarde, vem a culpa – principalmente se a ingestão for em grandes quantidades.

Significado de Intolerante
adjetivo Inflexível; sem tolerância, clemência; qualidade da pessoa que não perdoa, não tolera ou não aceita erros e falhas.

As indulgências são para quem? Você pode adquirir indulgências para si ou para um defunto, mas ela não pode ser aplicada a outras pessoas vivas.

Martinho Lutero defendia, basicamente, que a Bíblia era a única referência para os fiéis e que as pessoas conseguiriam ser salvas sem a mediação de intermediários e sem precisar dar indulgências. A base teológica de Lutero baseava-se em um versículo bíblico que afirmava que “o justo viverá pela fé”.

As indulgências consistiam na remissão completa dos pecados cometidos por um indivíduo por meio de pagamento monetário, teoricamente calculado com base na posição social e cada pecado que deveria ser perdoado.

Significado de Perdoador
substantivo masculino Pessoa que perdoa facilmente, que não tem dificuldade em perdoar ou desculpar. Etimologia (origem da palavra perdoador).

O que é Tenacidade:
Em sentido figurado, a palavra tenacidade é usada para descrever a atitude de uma pessoa obstinada ou persistente, que não desiste de um projeto ou ideia. Ex: Ele é um exemplo de tenacidade, porque nunca desistiu do seu sonho, mesmo quando todos tentaram desmotivá-lo.

Resposta. Resposta: Quem vendesse indulgência era considerado herege. As consequências deste ato criminoso foram muitas: desde atos truculentos internamente à Igreja à inclusão nos argumentos de alguns padres para ruptura com a Igreja Católica.

Em 1517, Martinho Lutero, um monge professor da Universidade de Wittenberg, na região oeste da atual Alemanha, contestou uma das principais práticas da Igreja Católica na época: a venda de indulgências. A indulgência era um perdão que a Igreja oferecia às pessoas que se arrependiam de seus pecados.

1) uma confissão individual rejeitando todos os pecados (basta uma confissão para várias indulgências); 2) receber a Sagrada Eucaristia; 3) rezar pelo Papa ao menos um Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai. Não é necessário que tudo seja feito no mesmo dia.

Há 2 tipos de indulgências, a plenária e a parcial. Uma indulgência plenária é a remissão total da punição temporal devido ao pecado. Não é fácil obter a indulgência plenária, já que se pode entender de seu grande privilégio.

Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.

Não guardamos mágoa no coração contra eles. Dizemos: Que Deus julgue entre eles e nós; que Ele os recompense por suas obras. [Ver D&C 64:11.]