O que significa imuno histoquímico positivo?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Um resultado positivo no exame imuno-histoquímico significa que foram encontrados marcadores específicos de uma determinada doença ou condição. Isso geralmente indica a presença de células anormais ou um processo inflamatório.

Trata-se de um método de diagnóstico complementar ao exame anatomopatológico, realizado em material de biópsia. Neste exame são analisadas as proteínas que podem ou não estar presentes, bem como sua quantidade e características.

A imuno-histoquímica ou IHQ é a união de duas técnicas de estudo das células, quais sejam histologia e imunologia, utilizando o princípio antígeno/anticorpo.

A avaliação prognóstica por meio da imuno-histoquímica consiste na avaliação da expressão de proteínas que podem indicar um caráter mais agressivo em determinadas neoplasias. Podemos, avaliar o índice de proliferação celular de um tumor, a expressão de proteínas associadas com a invasão e metástase.

O principal objetivo da Imuno-Histoquímica é fornecer o diagnóstico definitivo de um processo neoplásico no qual, a avaliação histopatológica de rotina – biópsia (com ou sem auxílio de colorações especiais), não consegue concluir o caso.

[ Biologia, Medicina ] Ramo da histologia que se dedica ao estudo da composição química das células e dos tecidos.

Os exames com zero cruzes ou 1+ são considerados negativos. Os exames com 2+ são considerados inconclusivos e encaminhados para outro exame complementar (FISH), que faz uma reanálise da presença de Her-2 por outro método (imunofluorescência) e pode ser positivo ou negativo. Já os exames 3+ são considerados positivos.

A análise microscópica da amostra retirada durante a biópsia é feita pelo médico patologista e visa confirmar, ou não, a presença de câncer. Em caso positivo, será possível determinar o tipo da lesão, o grau e a fase da doença. Quanto maior é o grau, mais agressivo é o tumor.

Há duas estratégias usadas para a detecção imuno-histoquímica de antígenos nos tecidos, o método direto e o método indireto.

Exame molecular, detecta características específicas das células ou tecidos. O prazo para o resultado deste exame é um dos nossos diferenciais, 48 a 72 horas. (Eventualmente por peculiaridades do material, ampliação do painel básico de anticorpos, este prazo poderá ser estendido).

Por meio deste exame, é possível definir o perfil molecular tumoral, ou seja, determinar o tipo de mutação genética e as proteínas expressas, possibilitando assim uma conduta terapêutica personalizada.

Trata-se de uma substância liberada durante a divisão celular. Portanto, os tumores que se dividem mais tem Ki-67 mais elevado. O Ki-67 é considerado elevado quando está acima de 30% (tumores agressivos) e baixo quando é menor que 10% (tumores pouco agressivos).

O exame anátomo-patológico é aquele no qual o médico patologista avalia um material biológico de um paciente, que foi retirado por biópsia, cirurgia, punção ou outro tipo de coleta. Algumas vezes, o médico patologista precisa de técnicas complementares para conseguir alcançar o diagnóstico correto.

A vantagem da técnica de imunohistoquímica é a associação da visualização do antígeno a ser pesquisado com sua localização no tecido, o que difere de métodos que têm a capacidade de determinar a presença do antígeno e quantificá-lo (por exemplo: citometria de fluxo, PCR), porém sem a possibilidade de se conhecer o tipo ...

O exame imuno-histoquímico padrão para os tumores de mama envolve a detecção no tumor de Receptores de Estrogênio (REs), Receptores de Progesterona (RPs), HER2 (do inglês Human Epidermal growth factor Receptor 2) e Ki67 (representa o índice de proliferação do tumor).

O que é neoplasia? A neoplasia é um tumor derivado do crescimento anormal do número de células no organismo, mais conhecido como câncer. Essa alteração pode ser classificada como neoplasia maligna ou benigna.

Se células cancerosas estão presentes, o patologista poderá determinar sua origem. Se o diagnóstico não for conclusivo, outros exames podem ser realizados: Imunohistoquímico. No exame imunohistoquímico as amostras da biópsia são analisadas por meio de anticorpos monoclonais marcados com substâncias fluorescentes.