O que significa imobilizar alguém?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Tornar algo ou pessoa imóvel; privar dos meios de se mover; impedir o movimento. O policial imobilizou o bandido.

Mobilizar significa colocar em ação (recursos, pessoas); convocar, recrutar; ato que resulta em uma mobilização. Importa também mobilizar e informar a sociedade. Isso é um pretexto para mobilizar as suas tropas contra o estado. Imobilizar significa fazer parar; tornar(-se) imóvel; não deixar progredir; paralisar.

imobilizarimobilizar | v.
...
i·mo·bi·li·zar zar

  1. Tornar ou tornar-se imóvel, paralisar.
  2. Consolidar.
  3. Retirar da circulação.

A imobilização vai prevenir a piora do edema local e reduzir a dor ou, pelo menos, prevenir que piore muito, dependendo do dano”, afirma o ortopedista Rodrigo Medeiros.

Para um bem ser enquadrado como imobilizado, ele precisa atender aos seguintes requisitos, conforme o CPC 27: Deve ser tangível; Deve ser destinado para uso de produção ou fornecimento de mercadorias e serviços, para aluguel a outros ou fins administrativos; e. Deve ser utilizado por mais de um período.

A imobilização deve ser feita com o mínimo de tração sem forçar, (se a mesma não provocar dor local muito intensa e não houver resistência) já que a flexão associada ao edema que habitualmente se instala podem comprimir os vasos que passam a nível do cotovelo impedindo o fluxo normal de sangue.

Para imobilizar use talas de papelão, jornais dobrados, cabos de vassoura, bengalas, galhos de árvore etc. As talas deverão ter comprimento suficiente para ultrapassar e imobilizar (tirar o movimento) duas articulações (juntas), acima e abaixo da fratura. ou gaze, para evitar ferimentos na pele.

Na maioria das vezes a vítima precisa ser imobilizada. A imobilização é um dispositivo que impede os movimentos de uma extremidade traumatizada, fixando ou prendendo partes do corpo. Este processo de imobilização tem papel fundamental para prevenir e diminuir complicações severas dos traumas de extremidade.

Desmaio sucessivo; Dor ou pressão (torácica ou abdominal); Tontura repentina, fraqueza ou alteração na visão; Dificuldade respiratória; Vômito intenso e persistente; Dor repentina e forte; Tentativa de suicídio ou de matar; Sangramentos: 10 – 15 minutos sem estancar; Page 2 2 FERIMENTOS: bordas que não retornam; LESÕES ...

O tempo de imobilização também depende, pois varia quando tem ou não fratura. Pode-se colocar algo em torno de, pelo menos, 21 dias”.

Quais são os cuidados com a Imobilização
A imobilização não poderá ser molhada. Não colocar nenhum objeto dentro da imobilização, como canetas, lápis, réguas ou outros objetos pontiagudos, isso pode provocar dores e, com o passar do tempo, pode causar uma ferida em sua pele.

Qual é o valor mínimo de um Ativo Imobilizado? Segundo a lei, imobilizar bens que custem menos de R$1200 por unidade é facultativo, ou seja, fica a cargo da empresa. Acima desse valor, no entanto, a imobilização é obrigatória.

imobilização: após a avaliação médica e devida recolocação da articulação em seu lugar natural, o médico poderá imobilizar o local. O tempo de tratamento será estabelecido de acordo com a gravidade da lesão mas, normalmente varia de um a dois meses.

Durante o processo de alinhamento e imobilização da vítima, devem ser evitados quaisquer movimentos bruscos, descoordenados ou desnecessários, já que podem contribuir para o agravamento/ aparecimento de défice neurológico.

* não movimentar bruscamente a cabeça ou o pescoço da vítima; * não dar nada para a vítima ingerir, beber ou comer, pois estes podem ocasionar obstrução das vias aéreas da vítima; * caso a vítima esteja inconsciente, não a deixe sozinha, não a abandone; a omissão de socorro é crime.

Para todos os pacientes com ossos fraturados, a imobilização é uma parte crítica do tratamento porque qualquer movimento de fragmentos ósseos retarda o processo inicial de cicatrização.

7 procedimentos de primeiros socorros que você precisa saber

  • Fazer massagem cardíaca.
  • Desengasgar.
  • Estancar sangramentos.
  • Amenizar queimaduras.
  • Desafogar.
  • Fazer transporte de vítimas.
  • Cuidar de fraturas ósseas.

O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação.

A imobilização de uma lesão ortopédica é um procedimento comum no pronto atendimento e tem como objetivos: aliviar a dor, evitar que os tecidos sejam ainda mais comprometidos e, quando presente, tratar uma fratura.

O organismo passa a produzir um tecido cartilaginoso no ponto da fratura para cicatrizá-la – é o calo mole. O tecido cartilaginoso é preenchido por cálcio e fosfato e endurece. Eis a fase do calo duro. Embora ele já proporcione estabilidade, não tem a mesma resistência do osso íntegro.

A imobilização de fraturas simples, após diagnóstico, indicação e total supervisão pelo médico assistente, poderá ser realizada pelo técnico, não configurando exercício ilegal da Medicina.