O que significa Imhotep na Bíblia?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Imhotep é considerado o "Primeiro Sábio da Humanidade". Foi um homem de muitos conhecimentos, sendo também considerado, desde os antigos gregos, como o "primeiro grande polímata", além disso é também o primeiro arquiteto com obras conhecidas e documentadas.

Imhotep é um exemplo do culto da personalidade. Aproximadamente 100 anos após a sua morte, foi considerado como um semideus médico. Em aproximadamente 525 a.C., cerca de 2.000 anos após a sua morte, foi elevado à categoria de um deus, e substituiu Nefertum na tríade grande em Mênfis.

Hipócrates

Além de arquiteto e engenheiro, Imhotep é considerado o primeiro médico da história antiga, junto com seus contemporâneos Hesi-Rá e Merite-Ptá. Já Hipócrates é reconhecido como o 'pai da medicina', em função de sua atuação na área médica e por compilar uma vasta documentação sobre procedimentos para alívio e cura.

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas. No longa, Imhotep está convencido de que seu amor perdido, Ankh-es-en-Amon (que ganhou esse nome devido a Ankhesenamun, meia-irmã e esposa do rei Tut), reencarnou em uma mulher que tem uma notável semelhança com sua esposa morta.

Imhotep foi também o primeiro filósofo da história da humanidade, analisou conceitos fundamentais como espaço, tempo, volume, a natureza das doenças, a existência de Deus e a imortalidade. Astrônomo e astrólogo, criou o primeiro registro sistemático da abóbada celeste deixando-nos os primeiros mapas das constelações.

O marechal aposentado Abdel Fattah al-Sisi foi eleito presidente egípcio em maio de 2014, quase um ano depois de ter participado do golpe militar que removeu seu eleito antecessor, Mohammed Morsi, da Irmandade Muçulmana.

Ramsés II

14- Ramsés II (19ª dinastia), o mais famoso e poderoso dos faraós, reinou por 67 anos. Um grande construtor, mandou erguer os templos de Abu Simbel para ele e sua esposa, Nefertari. Ramsés II é conhecido por ter sido um grande rei guerreiro.

Os antigos egípcios eram negros. O fruto moral da sua civilização deve ser contado entre os bens do mundo negro.

Em 1929, mais 10 pessoas que tiveram contato com a tumba também morreram sem motivo manifesto anteriormente. Com isso, criou-se a lenda de que essas mortes teriam ocorrido por uma espécie de maldição de Tutancâmon, que assolaria todos que o incomodassem em seu descanso eterno.

Imhotep

Nesse sentido, o primeiro médico da história seria Imhotep (2655 a.C. – 2600 a.C.), que deixou um tratado com 48 casos médicos, organizados em secções, como diagnóstico e possibilidade de tratamento, no papiro de Edwim Smith.

Hipócrates

Também na Grécia nasceu Hipócrates, considerado o Pai da Medicina.

Amon-Ra

No Egito, o sol, fecundante das cheias do Nilo, é Amon-Ra, deus também da medicina.

Hipócrates

Uma curiosidade muito comum é sobre quem seria o pai da Medicina, aquele responsável pelas primeiras grandes contribuições científicas. Há um consenso entre historiadores e profissionais da Medicina que essa pessoa seria Hipócrates.

A Maldição do Faraó é a crença de que qualquer pessoa que viole a múmia de um faraó do Antigo Egito cairá em uma maldição, pela qual a vítima morrerá em breve.

Osíris

Considerado o senhor do mundo dos mortos e o deus do julgamento, Osíris era uma importante divindade pertencente à religiosidade e à mitologia do Egito Antigo.