O que significa imagem dos ciúmes?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

um objeto idólatra, em visão por Ezequiel (Ezequiel 8:3, 5), que ficava no pátio dos sacerdotes ou no interior do templo. Provavelmente idêntico à estátua de Astarte (2Reis 21:7).

Ezequiel 8 nos transporta para dentro da visão de Deus dada ao profeta Ezequiel, revelando a corrupção e idolatria que permeava o templo e a nação de Israel. Nesta passagem, somos levados em uma jornada que nos mostra os horrores da idolatria e as consequências de afastar-se de Deus.

Ezequiel foi levado para a Babilônia antes da queda e destruição completa de Jerusalém, de modo que fala desse evento como algo no futuro. Nas profecias dos capítulos 6–7, o Senhor condenou especificamente a idolatria de Israel e disse que Jerusalém seria destruída para que os judeus soubessem que Ele era o Senhor.

Ezequiel teve uma visão de uma grande batalha que precederá a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ele também teve uma visão do templo que será construído em Jerusalém nos últimos dias. Ele viu águas que saíam do templo e corriam pela região circunvizinha e misturavam-se às águas do Mar Morto, que então eram curadas.

Tamuz é o mês do pecado do bezerro de ouro, que resultou na quebra das Tábuas. Naquele mesmo dia, 17 de Tamuz, têm início o período de três semanas (terminando a 9 de Av) que assinala a destruição do Templo Sagrado em Jerusalém.

Deus sumério da vegetação e da pastorícia, morria todos os anos para ressuscitar, simbolizando o ciclo de vida vegetal. Antes de morrer foi o pastor do rei de Uruk, cargo de importância. Podia também ser conhecido como Damuzi ou Dumuzi e era marido (ou amante) de Ishtar.

Um nome de Adônis, o deus do Sol, sendo Biblos da Fenícia o principal lugar do seu culto.

Preparação para o Estudo de Ezequiel
Se tivéssemos que escolher um tema principal do livro de Ezequiel, poderia ser o de que no final todas as pessoas saberão que o Senhor é Deus. Esse princípio, expresso por frases como “então saberão que eu sou o Senhor”, aparece mais de sessenta e cinco vezes em Ezequiel.

Ezequiel 2:9–10; 3:1–3—O Senhor Pediu a Ezequiel que Comesse um Rolo. A descrição de Ezequiel comendo um rolo simboliza seu chamado para ensinar a palavra do Senhor tornando literalmente a palavra de Deus uma parte de seu ser.

O ciúme está intimamente relacionado à inveja, no momento em que ele é capaz de produzir desgosto ou tormento a um indivíduo, principalmente pelo fato dele não possuir algo que pertence a outra pessoa.

Esse sentimento pode se caracterizar por uma dor no peito, um aperto no coração, uma sensação de frio na alma. Pode corroer o corpo, o espírito e manifestar-se em diferentes graus. É tão frequente que constitui uma das principais fontes de inspiração de compositores e escritores.

A fluoxetina fôra receitada por um psiquiatra, a quem ela recorreu consumida pelo ciúme e por causa da separação dos pais.

Ezequiel era um sacerdote do templo que fora levado em cativeiro para a Babilônia e de lá exerceu o seu ministério profético. Israel era prisioneira de uma nação estrangeira.

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

Porque o filho praticou juízo e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá. 20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não alevará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo será sobre ele, e a impiedade do ímpio será sobre ele.

Em uma das visões divinas relatadas pelo profeta Ezequiel, é feita uma descrição dos querubins no primeiro capítulo do seu livro: “E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem; cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.

Na bíblia, nos livros de Ezequiel e Habacuque, os profetas do antigo testamento são chamados de "atalaias de Deus", pois eles seriam responsáveis por vigiar e alertar o povo sobre os perigos do pecado.

Seja qual for a situação temos que lembrar que em Deus sempre há esperança. Em Deus a esperança não é a última que morre, alias, ela nem morre. Pois nossa esperança nele vai para além da morte! Podemos esperar no Todo-Poderoso em toda e qualquer situação, na vida e na morte.

Tamuz se tornou um caçador, assim como Ninrode. Ele foi morto por um javali e, com sua morte, Semíramis anunciou que Tamuz havia subido até seu pai, o deus-Sol, e deveria ser adorado.