O que significa IgG positivo para citomegalovírus?

Perguntado por: tnobrega . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

O resultado significa apenas que a mulher adquiriu o vírus em algum momento da vida, mas não necessariamente que está com ele ativo no momento. Outros exames serão necessários para saber se a infecção é recente e o bebê corre algum risco.

A infecção por citomegalovírus é muito comum. Quase toda a gente será eventualmente infectada com citomegalovírus em algum momento de sua vida, geralmente em criança, embora seja possível apanhar o vírus pela primeira vez em adulto.

Um IgM negativo e IgG positivo quer dizer que a mulher teve contato com a doença e produziu anticorpos e o bebê não corre riscos. Um IgM positivo e um IgG negativo quer dizer que a pessoa teve contato com o vírus e está em processo de infecção, porém não tem ainda anticorpos.

Muitas mulheres ficam em dúvida sobre o que é citomegalovírus na gravidez e, principalmente, o que é citomegalovírus IgG reagente, no exame de sorologia durante a gravidez. O resultado significa apenas que a mulher adquiriu o vírus em algum momento da vida, mas não necessariamente que está com ele ativo no momento.

Valor de Referência: Reagente:Maior que 1,0 U/ml. Interpretação: Esse exame é útil para avaliar se um indivíduo já foi infectado ou não pelo citomegalovírus.

O IgG reagente demonstra que o seu organismo está entrando na fase tardia da doença e possivelmente desenvolvendo imunidade contra o antígeno. Como o IgM continua reagente, é essencial seguir as orientações do seu médico e manter o distanciamento de outras pessoas.

Pessoas saudáveis que estão infectadas com CMV geralmente não necessitam de tratamento médico, são necessários apenas medicamentos para aliviar sintomas como analgésicos e antitérmicos.

O citomegalovírus (CMV) pertencente à família dos herpesvírus, causa uma infecção muitas vezes assintomática. Porém, quando transmitido para bebês e pacientes com o sistema imunológico enfraquecido pode causar febre, dor de garganta, aumento do fígado, baço, e outros sérios problemas.

Transmissão do citomegalovírus

  1. Por via respiratória. Tosse, espirro, fala, saliva, secreção brônquica e da faringe servem de veículo para a transmissão do vírus;
  2. Por transfusão de sangue;
  3. Por transmissão vertical da mulher grávida para o feto ou durante o parto;
  4. Por via sexual. ...
  5. Por objetos como xícaras e talheres.

O IgM é um anticorpo de fase aguda, presente durante a fase ativa da infecção. Após a cura, o sistema imunológico passa a produzir outro tipo de anticorpo, o IgG, que é um anticorpo de memória, utilizado pelo organismo para impedir que o paciente volte a se infectar pelo mesmo micróbio.

Sintomas de infecção por CMV
A maioria das pessoas infectadas por citomegalovírus não apresenta sintomas. Algumas pessoas infectadas têm uma sensação de mal-estar e febre. em adolescentes e adultos jovens. Tanto a mononucleose pelo CMV como pelo VEB causam febre e fadiga.

O diagnóstico do CMV depende do crescimento do vírus em urina ou outros fluidos ou do achado de componentes do vírus como antígenos ou DNA viral. O diagnóstico precisa da confirmação laboratorial, e não pode ser realizado apenas a partir dos dados clínicos.

O citomegalovírus é a infecção intrauterina mais comum na gestação e uma causa importante de surdez e déficit intelectual na infância, podendo causar lesão de órgãos fetais em qualquer fase da gestação, sendo o acometimento maior no primeiro trimestre.

Citomegalovírus IgG Um resultado negativo indica que nunca houve contato com o CMV, ou que a infecção é recente e ainda não foram produzidos anticorpos do tipo IgG. Esse resultado indica que não há proteção contra a doença.

Um resultado positivo de IgM e IgG para o CMV não permite um diagnóstico preciso. Nesses casos, deve-se realizar o teste de avidez da IgG. O corpo produz diferentes anticorpos para combater infecções. Anticorpos IgM são produzidos num primeiro contato com microrganismos causadores de doença.

Quando o teste sorológico dá IGG e IGM positivos, a pessoa continua transmitindo Covid-19? Compartilhar: Atualizado em 04/05/2022: Os testes sorológicos não são indicados para saber se a pessoa está ou não transmitindo o vírus da Covid-19 no presente.

Esses anticorpos permanecem detectáveis até os dias 14 a 21. No meio desse tempo, por volta do dia 14, a quantidade de anticorpos IgG ultrapassa o nível de detecção e continua a aumentar até 28 a 35 dias após o início dos sintomas, com um pico ocorrendo próximo à recuperação clínica.

IgM reagente e IgG reagente (positivo): O resultado IgM e IgG reagentes significa provável infecção recente. O fato de o IgG ter sido reagente também indica que o organismo está produzindo os anticorpos da fase mais tardia da infecção.

No dia 17 de fevereiro deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou o Ietermovir (Privymtra®), utilizado na prevenção de infecção à doença causada pelo citomegalovírus (CMV) em pacientes adultos que farão transplante de medula óssea alogênico soropositivos para CMV.