O que significa idiossincrasia na psicologia?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Em psicologia, idiossincrasia é o conjunto de elementos cuja combinação dá o temperamento e o caráter individual. É a particularidade psíquica de um indivíduo. Em farmacologia, idiosincrasia significa intolerância do organismo a determinadas substâncias medicamentosas.

1 característica, comportamento, constituição, disposição, estrutura, temperamento, condição, especificidade, feitio, índole, natureza, particularidade, peculiaridade.

Pode apresentar idiossincrasias (sequências fonéticas consistentes com significado específico - exemplo "dolidoli"=dormir; Pode repetir palavras ditas pelos outros, todavia, a repetição não tem o mesmo padrão fonológico (exemplo: "vai dormir." criança: "mimi").

Idiossincrático ou idiossincrásico é a predisposição do temperamento de um indivíduo, que faz com que ele sinta de um modo especial e muito seu a influência de diversos agentes. É agir fora dos padrões normais, dos padrões esperados.

O que é Idiossincrasia:
A idiossincrasia é responsável pela criação de estereótipos no caso dos grupos sociais. Por exemplo, dizer que todos os brasileiros gostam de futebol e samba, como uma característica particular do povo, é uma idiossincrasia dos brasileiros.

Vicissitude é uma sequência de transformações ou mudanças. Normalmente o termo é usado no plural, como em "vicissitudes da vida", que representa os acasos que acontecem cotidianamente, "os altos e baixos da vida".

Uma reação adversa a um fármaco é considerada idiossincrática quando não é observada na maioria dos pacientes aos quais a substância foi administrada e quando o efeito observado não está relacionado à sua atividade terapêutica.

A subjetividade é formada através das crenças e valores do indivíduo, com suas experiências e histórias de vida. O tema da subjetividade é bastante debatido e estudado em psicologia, como ela se forma, de onde vêm, etc. Saiba mais sobre o significado de Subjetivo.

Idiossincrasia é um termo impreciso que foi definido como resposta anormal geneticamente determinada a um fármaco, mas nem todas as reações idiossincráticas têm causa farmacogenética. O termo pode tornar-se obsoleto à medida que mecanismos específicos das RAFs são desvendados.

1 obstáculos, embaraços, quebra-cabeças, problemas, impasses, dilemas, dificuldades, contrariedades, adversidades, contratempos, apertos, aborrecimentos, inconvenientes, transtornos, incômodos, infortúnios, impedimentos, empecilhos, reveses, atribulações, atrapalhações, pepinos, abacaxis, oposições, resistências, ...

Inocente, inofensivo. 3. Que não produz o efeito pretendido.

O jargão ou estereotipia é uma das características da afasia. Pode-se dizer que o jargão é definido por segmentos de fala, em sua maioria ininteligíveis, que o paciente repete sempre que enuncia.

A especularidade é o comportamento de repetição de total ou parte da fala do outro com prosódia própria (entonação).

Significado de Descomposta
Descomposta é o feminino de descomposto. O mesmo que: desnuda, desarranjada, desordenada.

adjetivo Indiscutível; que não aceita dúvidas; que não se consegue discutir. Taxativo; que restringe; que não admite resposta: chefe categórico. Definido; cujos limites foram demarcados, delimitados: projeto categórico.

Que resulta de uma conclusão ou dedução.

Acto ou efeito de exprobrar, de desaprovar. 3. Insulto; injúria; ultraje.

Hodierno é um adjetivo que qualifica algo como contemporâneo, atual e moderno, ou seja, que é comum nos tempos recentes e dias atuais.

Ausência de perseverança; sem firmeza. Que tende a mudar de ideia com facilidade; cujas atitudes, opiniões e/ou pontos de vista se alteram facilmente; instabilidade.

Exemplos de tais reações adversas medicamentosas incluem erupções cutâneas, icterícia, anemia, redução na contagem de glóbulos brancos, lesão renal e lesão nervosa que pode prejudicar a visão ou a audição. Essas reações tendem a ser mais graves, mas ocorrem tipicamente em um número muito pequeno de pessoas.

Capacidade de uma substância ou mistura de substâncias químicas provocar um efeito nocivo em um organismo; este efeito pode ser um distúrbio simples ou até a morte.