O que significa Holos em grego?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O termo vem do grego (holos) e significa “todo, inteiro, conjunto” de forma que se apoia na teoria da compreensão integral. Ou seja, o todo está em cada parte e cada parte se encontra no todo.

O que significa a palavra holística? A palavra holística é derivada do grego “holo” e que pode significar completo, inteiro. É um conceito que valoriza a totalidade das coisas, onde tudo está interligado. Esse conceito foi criado em 1926 na obra “Holismo e Evolução” do africano Jan Christiaan Smuts.

Um jeito de ver o mundo de uma forma integral
O holismo é um conceito que surgiu dentro da filosofia. Essa vertente filosófica determina que as coisas precisam ser vistas de forma global, não de forma isolada. Isso pode ser explicado através de práticas a integrativas na área da saúde.

No modo geral, a visão holística significa observar ou analisar algo ou alguma área da vida de forma global, ou seja, como um todo e não de maneira fragmentada. A visão holística é muito abordada, por exemplo, no meio empresarial e educacional.

Uma espiritualidade de seguimento e missão pelo Reino de Deus, encarnada, histórica, trinitária e pascal.

Oprecursor do paradigma holístico foi Jan Smuts (1870-1950). Foiocriador do termo Holismo, quando divulgou seu livro em 1926. O filósofo sustentou a existência de uma continuidade evolutiva entre matéria, vida e mente.

A Terapia Holística é um conjunto de terapias que visam a promoção a saúde, a prevenção de doenças e agravos, alívio de sintomas e cura, através do cuidado integral do ser humano. Seus componentes, em sua maioria, têm berço na medicina oriental e trazem consigo uma mistura entre o conhecimento prático e científico.

Que defende uma compreensão global dos fenômenos: 1 abrangente, globalizante, holista, integral, totalizante.

Mas se o foco mudar para o que está causando a dor de cabeça, em uma investigação que leve em conta todos os aspectos que constituem essa pessoa – físico, emocional, mental, social e espiritual – aí sim a verdadeira cura acontece.

Saúde holística baseia-se em uma combinação de conhecimentos e de práticas de saúde que procuram abordar o ser humano nas suas dimensões física, mental e espiritual, em uma interação ecológica-social e cósmica, apontando para uma visão sistêmica e transdisciplinar do processo saúde-doença.

A teoria holística considerava que além das forças externas que agem nos organismos existem ações internas nesses que se traduzem em mudança e evolução. Os todos são dinâmicos e funcionam de modo criativo sendo o progresso e o desenvolvimento geradores de maior grau de complexidade.

O que é a psicologia holística? A psicologia holística é uma tendência psicológica na tendência humanista. Esta técnica trata de perturbações e problemas emocionais ou psicológicos do ponto de vista da união entre corpo, mente e espírito, de modo a alcançar o crescimento pessoal.

Os espaços holísticos são ambientes que desenvolvem atividades fundamentadas no holismo, termo derivado da palavra grega 'holos', cuja tradução é 'todo'. Desta forma, o holismo propõe uma visão de mundo onde o inteiro se sobrepõe às partes, estabelecendo que tudo está conectado.

Apesar de ser reconhecida pelo Ministério do Trabalho , a profissão de terapeuta holístico não é regulamentada, ou seja, não existe uma normatização ou diretrizes que regem essa ocupação. Isso também significa que não há exigência de formação em um curso superior para atuar na área.

Holismo (do grego holos: "inteiro" ou "todo"), também chamado Não Reducionismo, define que as propriedades de um sistema (organismos) não podem ser explicadas apenas pela soma dos seus componentes, no qual o sistema total determina como se comportam as partes, conforme Jan Smuts, e a Metafísica de Aristóteles.

A teoria Holística foi desenvolvida por Myra Estrin Levine, em 1967, com o objetivo de direcionar o cuidado de enfermagem a par- tir da compreensão do paciente como um ser complexo, dinâmico e em constante interação com um ambiente que também sofre altera- ções.

A terapia holística avalia o ser humano de forma integral, compreendendo todos os seus aspectos físico, mental, espiritual e emocional de forma interligada, e não de forma separada. O método pode auxiliar em diversas questões, visando ativar em cada ser, por meio do equilíbrio dos campos físico, emocional e energético.