O que significa história cíclica?

Perguntado por: lcampos6 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Em resumo, esta teoria versa que a ação humana está fadada à repetição. Que, ao invés de vivermos a história linear, vivemos uma história cíclica. Assim, o desenvolvimento seguiria uma espécie de ciclo, onde quer que fosse e em qualquer época. Deste modo, a linha histórica não seria, portanto, reta, mas sim circular.

O ciclo é o período ou sucessão de um conjunto de factos no tempo histórico mais curto, determinados por causas e influências similares ou com grande relação espácio-temporal entre si.

Ciclo ou transformação cíclica de uma massa gasosa é uma sequência de transformações gasosas em que, ao final de cada transformação, o gás retorna ao seu estado inicial de Pressão, Temperatura e Volume. Portanto, o estado final coincide com o estado inicial.

3 sinônimos de cíclico para 1 sentido da palavra cíclico: 1 periódico, intermitente, alternado.

Habilidades Cíclicas
Ou seja, ao fim de cada ciclo de movimento, todas as partes do corpo do atleta voltam para a posição de início. Portanto, possibilita a repetição durante muito tempo do mesmo movimento. Temos como exemplo os esportes de: caminhada, corrida, natação, ciclismo, remo, canoagem, entre outros.

O que é Acíclico:
É aquilo que não é ciclico, ou seja, sua ocorrência é alheatória, mas pode se prever a sua frequência, pelo uso da estatistica.

Segundo o economista Eduardo Edart, a diferença entre elas está no fato de que as cíclicas apresentam variação em faturamento, venda e demanda conforme indicadores econômicos, períodos do mês ou do ano e o consumo em geral, enquanto as não cíclicas têm demanda mais constante.

O enredo em sua sequência pode ser linear ou não linear. É linear quando o tempo, o espaço e os personagens são apresentados de maneira lógica e as ações desenvolvem-se cronologicamente, assim, observa-se o começo, o meio e o fim da narrativa.

De acordo com Cabral4, Maquiavel apresenta uma concepção de história cíclica uma que os governos sempre se degeneravam: da monarquia à tirania, desta à oligarquia e à aristocracia, que, por sua vez, recaíam na democracia que, enfim, só terá solução com um ditador.

A narrativa começa com a introdução, que é seguida pelo desenvolvimento e o clímax. Finalmente, a história termina com uma conclusão ou desfecho, que coloca um ponto final nas aventuras do personagem e nas expectativas do leitor.

A Faculdade de História, na modalidade de licenciatura, como a que é oferecida pela Pitágoras tem duração de 4 anos, ou 8 semestres.

Em contraposição ao conceito temporal linear, os gregos primitivos propunham uma idéia cíclica de tempo. Sem começo nem fim, o tempo cíclico é um eterno retorno. Uma vez que nenhum evento é absoluto, o tempo cíclico repousa na permanente seqüência de ciclos repetitivos.

Nesse caso, a percepção temporal é distinta da do tempo cíclico, pois se tem a sensação de que os acontecimentos são sucessivos e de que você pode pensar a longo prazo. É como se houvesse um começo, um meio e um fim mais longos, espaçados. Essa percepção é chamada de tempo linear.

A transformação cíclica começa num ponto A, percorre o diagrama de Pressão x Volume, e volta novamente para o ponto A. O cálculo da área dentro da curva dá o valor do trabalho realizado no ciclo. Os ciclos podem ser: no intervalo A – B há um aumento de volume, onde o calor é transformado em trabalho.

O consumo não-cíclico acontece quando as pessoas continuam consumindo determinados produtos ou serviços independente das condições econômicas do país. Isso significa que mesmo que esses produtos ou serviços encareçam, a sua demanda será pouco alterada, pois os consumidores dependem desses produtos e serviços.

Quanto maior seu repertório, maiores serão as chances de você fazer conexões surpreendentes e inesperadas. Por isso, a aprendizagem cíclica é peça-chave quando o assunto é inovação.

É a fase de colocar em prática tudo o que foi planejado na etapa anterior.

Os setores cíclicos são aqueles tipos de empresa que são fortemente influenciados por fatores externos e internos relacionados à macroeconomia. As condições econômicas de um país, por exemplo, podem influenciar fortemente empresas que fazem parte desse setor, levando algumas delas até mesmo à falência.