O que significa Hi na glicemia?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

O termo “Hi” vem do inglês, que significa “alto”, ou seja, para aquele aparelho utilizado, o padrão glicêmico atingiu os níveis acima pré estabelecidos. Já o termo “Lo” vem do inglês, que significa “baixo”, ou seja, para aquele aparelho utilizado, o padrão glicêmico atingiu os níveis abaixo pré estabelecidos.

HI Resultado do teste de glicose do sangue maior do que 600 mg/dL ou 33,3 mmol/L Repita o teste e, se ainda aparecer alto (HI), contate seu médico. LO Resultado do teste de glicose do sangue menor do que 10 mg/dL ou 0,6 mmol/L Repita o teste e, se ainda aparecer alto (HI), contate seu médico.

A hiperglicemia leva alguns dias para causar danos significativos, mas quando os níveis de glicose atingem valores acima de 600 mg/dl associa-se a disfunção e falência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos.

Sempre verifique novamente a glicemia do paciente para confirmar o resultado. Mas se realmente os valores permanecem os mesmos e o resultado ainda confirma “HI” ou “LO”, notifique imediatamente o médico plantonista e o enfermeiro responsável pelo setor!

Confira 5 dicas de como baixar a glicose naturalmente.

  1. COMA VEGETAIS SEM AMIDO. Todos os vegetais proporcionam excelente nutrição com muito poucas calorias. ...
  2. CONSUMA ALIMENTOS RICO EM FIBRAS. ...
  3. REGULE O HORÁRIO DAS REFEIÇÕES. ...
  4. TENHA LANCHES DE EMERGÊNCIA À MÃO. ...
  5. PRATIQUE EXERCÍCIOS.

A glicose de jejum entre 100 e 125 mg/ dL é chamada de glicemia de jejum alterada. A partir de 126 mg/dL já temos o diagnóstico de diabetes. Na glicose sem jejum, valores acima de 140 mg/dL remetem ao diagnóstico de Intolerância à Glicose e acima de 200mg/dL, também temos o diagnóstico de diabetes.

Raramente pode ocorrer elevação de níveis de glicose no sangue até atingir níveis extremamente altos (acima de 800mg/dl). Esse quadro leva à desidratação grave, confusão mental e coma.

Tabela 1. Correlação entre glicemia de jejum e A1C. Adaptado de referência 1.

Hemoglobina glicada A1C< 7,0%
Glicemia pré-prandial70 a 130 mg/dl
Glicemia pós-prandial< 180 mg/dl

Os sintomas mais recorres do diabetes são:

  • cansaço e falta de energia;
  • fome frequente;
  • perda de peso;
  • visão embaçada;
  • infecções frequentes;
  • dificuldade de cicatrização;
  • mau hálito;
  • vontade de urinar com frequência.

Hiperglicemia: o que acontece ao nosso corpo
Podem ocorrer hiperglicemias pontuais provocadas por: Situações de stress. Ingestão de hidratos de carbono em excesso nas refeições prévias. Infeções urinárias, intestinais, respiratórias.

Quais são os sintomas da hiperglicemia? Os principais sintomas da hiperglicemia são a poliúria (excesso de urina) e a polidipsia (sede), no entanto sintomas como dores, dormência, formigamento das pernas, visão turva e embaçada e prurido nas regiões genitais também podem aparecer.

Os níveis normais de glicemia são até 99mg/dl. A partir de 100mg/dl já é preciso investigar a possibilidade de pré Diabetes ou Diabetes. Em jejum, se a taxa estiver igual ou maior a 126 mg/dl já há indícios para o diagnóstico de Diabetes.

Investigação na Emergência
A avaliação inicial de pacientes com crises hiperglicêmicas deve incluir anamnese e exame físico focados em exame da função cardiorrespiratória, grau de desidratação, estado mental e investigação de possíveis fatores precipitantes.

Tratamento da Hiperglicemia Hospitalar:
O tratamento recomendado em enfermarias é a insulinoterapia, por via subcutânea, através dos esquemas basal-bôlus (uso de insulina basal e de insulina rápida ou ultrarrápida em bôlus antes das refeições) ou basal plus (insulina basal e correção, conforme glicemia capilar).

pêssego

O pêssego, além do baixo Índice Glicêmico, é cheio de fibras, que aumentam a sensação de saciedade, e antioxidantes, como a vitamina C. Essas características o fazem ser uma fruta benéfica para a alimentação, em especial de diabéticos.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS POR QUEM TEM DIABETES

  • Alimentos com açúcar.
  • Bebidas açucaradas.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Carnes processadas.
  • Tubérculos em geral.
  • Mel.
  • Doces em geral.

Se a glicemia estiver alta e houver glicosúria importante (maior que +++) e cetonúria, provavelmente, é uma cetoacidose. Procure imediatamente o seu médico ou um pronto-socorro — NÃO ESPERE AMANHECER, VÁ IMEDIATAMENTE PROCURAR AUXÍLIO MÉDICO!!

Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.