O que significa Hari Om Namah shivaya?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Seu significa, portanto, diz: “eu invoco, honro e me curvo ao meu Ser interior”. Como esse Deus, no conhecimento védico, é ligado à compreensão de algo supremo e transformador, os resultados de se entoar esse mantra, trazem essa energia de transformação, de renovação.

O mantra é uma declaração de dependência de Deus, Shiva. Quando cantado com devoção, ele pode ajudar a nos conectar com o divino, provocando uma profunda transformação em nossas vidas. O significado literal do mantra é "Eu me curvo a Shiva" ou "Eu honro Shiva".

Om nada mais é do que um mantra, ou seja, a combinação de sílabas sagradas que formam um núcleo de energia espiritual e que funciona como um ímã para atrair, ou como lente para concentrar as energias espirituais.

Devem ser repetidos de forma rítmica e contínua, de preferência num ambiente calmo, livre de interferências externas. “Os mantras se tornam mais poderosos quando entoados mentalmente”, diz Pedro Kupfer, professor de hatha ioga em Florianópolis. No entanto, também há a opção de sussurrá-los ou cantá-los em voz alta.

Os mantras têm um poder que está além da compreensão da mente e dos nossos sentidos. Se não sabe o que é um mantra, o "Om" é o mais popular de todos, mas existem diversos. Por si só, as palavras de poder entoadas agem em todo o nosso sistema –físico, emocional, mental e espiritual.

O significado desta frase “OM NAMO NARAYANAYA” é: Prosterno-me e entrego-me a Narayanaya. A palavra Narayanaya indica o nome de Deus. Ela representa o PARA-BRAHMA. O que entendemos por “nome” no idioma Sânscrito é representado pela palavra “NAMA”.

Shiva é um dos deuses supremos do hinduísmo, conhecido também como "o destruidor e regenerador" da energia vital; significa o "benéfico", aquele que faz o bem.

O que é Mantra:
Um mantra é definido como um instrumento de pensamento. Os livros Veda contêm mantras que estão em sânscrito, são hinos métricos que servem de louvor aos deuses, podendo ser considerados como um tipo de oração ou encantamento .

Om Vasudhare Svaha

Om Vasudhare Svaha
Este é um dos mantras mais poderosos do budismo, utilizado para atrair dinheiro. Ele é capaz de evocar a deusa Vasudhara, conhecida como Deusa da Terra, para que ela traga a riqueza financeira que você procura.

Incluir os mantras na rotina diária traz inúmeros benefícios. Eles ajudam a controlar a ansiedade, a acalmar a mente e trazer mais foco, concentração, auxiliam também no aumento da capacidade de processamento do cérebro, trazem maior equilíbrio emocional, melhoram a respiração, dentre outros benefícios.

Quantas vezes podemos entoá-lo? Tradicionalmente, um número razoável de repetições é 108. Para um mantra polissilábico como o Gayatri, por exemplo, isso significa uns 20 minutos por prática.

Os mantras são repetidos como hinos, sílabas e frases que emanam uma vibração diferente de acordo com a fomação de cada um e a força da pronúncia ou até mesmo do pensamento. Por isso, são considerados ferramentas de conexão espiritual com espíritos supremos e desenvolvidos.

OM: a repetição do mantra OM produz um profundo efeito calmante sobre o sistema nervoso, pois isso é muito usado durante as meditações e práticas de yoga, porque ajuda a estabelecer uma conexão física e mental em quem pratica.

O som do mantra produz vibrações no organismo que podem alterar e modificar a consciência. Segundo a terapeuta Ana Paula Malagueta, do Personare, a repetição, constante e intermitente do mantra estabelece um padrão mental positivo para deixar ir o que é velho, por isso ajuda a acalmar os pensamentos.

1. OM SHRI DHANVANTRE NAMAHA. Esse mantra auxilia na cura das habilidades físicas, emocionais e mentais. O seu potencial de curar, a si mesmo e os outros, fica cada vez mais forte.