O que significa H54 5?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

5: Visão subnormal em um olho. H54. 6: Perda não qualificada da visão em um olho.

Se você tem 20 graus de miopia, mas consegue enxergar 100% com os óculos ou lente de contato, você não é deficiente visual. No entanto, se você tem cegueira monocular, ou seja, é cego de um olho, você é considerado deficiente no Brasil.

Requisitos para a aposentadoria da pessoa com deficiência por tempo de contribuição

Grau da DeficiênciaTempo de Contribuição
LeveHomem: 33 anos Mulher: 28 anos
ModeradaHomem: 29 anos Mulher: 24 anos
GraveHomem: 25 anos Mulher: 20 anos

Perícia médica para pessoas com visão monocular
A perícia é responsável por analisar e comprovar a condição já existente e atestada através de laudo médico. Portanto, o laudo médico é um documento essencial no processo de avaliação médica no INSS e deve ser elaborado conforme as definições estabelecidas em leis.

4 é o código para Cegueira em um olho, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID 10 H54. 1 Cegueira em um olho e visão subnormal em outro – Doenças CID-10.

Segundo a OMS, a condição é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal. Essas pessoas não podem exercer algumas profissões, como bombeiro, militar e motorista profissional.

Visão monocular é o termo utilizado para pessoas que só enxergam com um dos olhos, independente do motivo. A lei permite que pessoas com visão monocular conduzam veículos das categorias “A” e “B”, vetando, portanto, a condução de ônibus, caminhões e carretas.

A primeira aposentadoria é a da Aposentadoria da Pessoa com Deficiência. E isso é verdade, pois, uma vez que a visão monocular foi considerada deficiência, o segurado com esta condição tem direito a essa modalidade de aposentadoria.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal.

Algumas podemos tratar na medicina atual, outras não. De maneira geral, cegueira causada por falta de óculos, opacidades da córnea e catarata podem ser tratadas, enquanto doenças graves da retina e do nervo óptico ainda não tem tratamento.

Estudo descreve casos de mulheres que enfrentaram problema, mas solução é simples. O hábito de mexer no smartphone deitado na cama antes de dormir, no escuro, pode causar danos à visão.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a deficiência visual é considerada quando a pessoa tem igual ou inferior a 20% da sua visão comprometida.

A resposta é provavelmente sim, se o glaucoma é diagnosticado cedo, e se o paciente não apresenta perda significativa em seu campo visual. Isto porque quando o diagnóstico é feito no início da doença, o oftalmologista pode tratar o glaucoma apropriadamente, retardando sua progressão.