O que significa guardar as vestes na Bíblia?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

A roupa serve para escondermos aquilo que mais amamos e protegemos – o nosso corpo. A roupa passou a ser usada desde a queda do homem no Jardim do Éden, ao pecar Adão e Eva se escondem de Deus e este lhes faz roupas de folhas cozidas para lhes esconder a vergonha (partes íntimas). E o nosso interior?

Todos os hebreus ficam comovidos e rasgam as vestes como suplica pela liberdade. Arão ouve o alvoroço provocado pelas orações e fica impactado com a quantidade de pessoas louvando.

A vestimenta impõe austeridade e solenidade aos atos do Judiciário. Togas são vestes talares – “talar” vem do latim talus, que significa calcanhar -, vestimentas cujo comprimento vai até os calcanhares. É um traje que simboliza poder, dando especial representatividade a quem os usa.

"Sua beleza não deve vir de adornos externos, como o cabelo trançado e o uso de jóias de ouro e roupas finas. Em vez disso, deve ser o seu ser interior, a beleza indecifrável de um corpo gentil e quieto”. 1 Pedro 3: 2-5.

A santidade está na simplicidade dos pequenos gestos e na caridade genuína. Não importa a grandeza da atitude, mas sim a sinceridade e o amor envolvidos nela. Ser gentil com uma pessoa, ouvir atentamente o próximo sem julgar e respeitar as diferenças são algumas das atitudes que nos colocam no caminho da santidade.

“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes e jamais falte óleo sobre a tua cabeça” (Ec 9: 8). O versículo começa dizendo que as nossas vestes devem sempre ser alvas, brancas, isto é, limpas e sem pecado, porque foram alvejadas no sangue de Jesus (Ap 7: 14).

Tudo o que se faz debaixo do sol é vaidade e aflição de espírito — Aquele que aumenta em conhecimento aumenta em sofrimento. 1 Palavras do apregador, filho de Davi, rei em Jerusalém: 2 aVaidade de vaidades!

Usava uma túnica, quíton, que para os homens ficava um pouco abaixo do joelho, e não no tornozelo. Apenas os mais ricos usavam as compridas.

Os tecidos eram feitos de fibra natural vegetal, principalmente o linho. O algodão era menos utilizado. As peças do vestuário consistiam basicamente em tangas e túnicas. Entre os anos de 1750 e 1400 a.C, período da Antiguidade Clássica, em Creta, eram utilizados os tecidos de linho, lã ou couro.

O Senhor Deus fala sem rodeio dizendo que o povo não rasgue as vestes, mas sim o coração. Deus quer uma conversão sincera, uma mudança de atitude de vida. Quer em outras palavras não uma conversão da boca para fora, mas uma conversão de dentro do coração.

Na tradição judaica, o corpo é considerado uma matéria impura e contaminante, uma vez que, quando a vida termina, ele entra em processo de decomposição. Assim, quem tocá-lo precisa realizar rituais de purificação.

Com relação aos costumes, no Evangelho de Marcos (7.1-9), Jesus nos alerta do perigo que corremos ao valorizar os costumes, porque, se rotulamos os sinais divinos de acordo com os nossos costumes, anulamos a bênção de Deus.

Quem rasgava as vestes se humilhava diante de Deus, mostrando que não estava feliz com seu pecado. A pessoa reconhecia que tinha agido de forma errada e merecia castigo. Rasgar as vestes era uma forma de pedir perdão e mostrar compromisso em fazer o que está certo.

Os looks evangélicos que separamos para vocês, seguem uma regra geral para todas as igrejas: não pode roupa curta, transparentes e que marquem o corpo. Essas regras no entanto, não te impedem de ter estilo e se vestir com elegância.

Entre as entrevistadas que professam a fé cristã pentecostal (Assembleia de Deus, Igreja Ipiranga, Missões, Batista), observou-se como a saia representa a ideia de modéstia e pudor, conforme determina a Bíblia, bem como o cumprimento doutrinal da religião.

Na igreja coordenada pelo pastor, a saia deve cobrir os joelhos quando a fiel estiver sentada e não pode ter recortes ou transparências que chamem a atenção dos demais para esses pontos desnudos. Calças são permitidas para trabalhar. – Tanto em casa, como na igreja ou na rua, a mulher tem que se vestir decentemente.

Santidade é a qualidade ou característica de quem pode ser considerado santo, ou seja, dotado de virtudes, inocência, piedade e pureza. O conceito de santidade é intimamente relacionado com a religiosidade e a fé.