O que significa gramatura 80?

Perguntado por: oflores . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

O correto é escrever assim: 80 g/m², e G/M² este é um acrônimo para “gramas por metro quadrado”, ou seja, o papel tem 80 gramas por metro quadrado de folha. Esta medida permite identificar a qualidade do papel que será utilizado.

Ou seja, quanto maior for a gramatura, maior será a qualidade e, também, o custo. Mas cuidado para não exagerar! Você não precisa escolher a maior gramatura disponível. É possível optar por gramaturas menores e, mesmo assim, alcançar resultados excelentes.

Gramatura de Papel – 250g a 350g
Por serem papéis com gramaturas maiores, a qualidade do resultado e custo do material também são mais altos. Além disso, essas gramaturas são utilizadas principalmente em serviços especiais, como desenhos profissionais e aquarelas.

Papel Offset em pacotes de 250 folhas com 240 g/m², também conhecido como papel 80 kgs.

Para identificar a gramatura de papel, utiliza-se uma balança de precisão, que indica o peso do papel por metro quadrado. As especificações foram padronizadas pela norma ISO 536, e quanto maior for o valor, mais grosso será o papel. É importante lembrar que o termo não equivale ao mesmo que a espessura.

De uma forma bem simplificada e direta, gramatura é a medida da grossura do tecido e está diretamente ligado à sua densidade. Em outras palavras, quanto mais grosso for o tecido, maior sua gramatura!

Uma dessas variáveis de qualidade é a gramatura. Também conhecida como gramagem, ela funciona como uma medida da grossura e densidade, expressa em gramas por metro quadrado (g/m²). Ela pode ser usada para aferir diversos tipos de objetos, e não só toalhas, edredons e artigos que possuem como matéria prima o algodão.

150g

No caso da cartolina escolar, geralmente, encontra-se com 150g/m² ou 180g/m². O pacote de cartolina Spiral, por exemplo, é composto por 10 folhas de cores mistas (amarela, azul, branca, rosa e verde) com gramatura de 150g/m².

maior a gramatura, mais grosso e mais macio pode ser. o tecido. Mas cuidado: Uma gramatura maior deixa o tecido. menos flexível e mais quente, portanto é necessário.

Toalhas com gramatura acima de 360g/m2 são consideradas de boa qualidade. Com mais de 400g/m2, são ótimas e, se você quiser, pode ter toalhas de 500g/m2, que têm maciez e absorção muito maiores.

Em contrapartida, o papel sulfite A4 90g é mais grosso e resistente; logo, indica-se para documentos que exigem apresentação mais refinada.

A gramatura do papel é uma das mais importantes decisões na impressão de um material gráfico, a gramatura nada mais é do que o peso do papel, já que a medição é feita a partir de gramas através da formula g/m².

Divida o peso do papel pela área; Multiplique o resultado por 1000, isso irá converter o peso de kg/cm² para g/cm²; Multiplique o resultado por 10000, isso irá converter o peso de g/cm² para g/m²; Pronto!

75g a 80g: papéis timbrados, panfletos, receituários em offset ou couché são impressos com essa gramatura; 90g a 115g: comumente conhecido como A4, é usada para impressão de cartazes, folhetos e panfletos de baixo custo; 120g a 150g: o papel offset de 120 g/m² é utilizado para sketchbook.

90g/m²

Quanto menor a gramatura, mais frágil e “transparente” serão as folhas do seu caderno. O ideal é que procure por uma gramatura entre 56 e 90g/m² se pretende usá-lo como caderno escolar ou memorando, e uma gramatura superior a 90g/m² se pretende usá-lo para desenhos.

90g/m²

Papel para alta qualidade de apresentação. Sua gramatura de 90g/m² resulta em um papel mais encorpado, garantindo resultado superior. Tem superfície resistente, corte perfeito e equilibrada absorção, permitindo melhor deslizamento do papel na impressora e evitando desperdício de tinta.