O que significa graça no grego?

Perguntado por: umartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Já o termo Káris (do grego: graça) é encontrado várias vezes no NT, principalmente nas cartas de Paulo e Pedro, Hebreus, Lucas e Atos, tendo o significado de: o que dá com alegria, ou favor.

A Bíblia diz em Efésios 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. A salvação que Jesus Cristo oferece ao homem é pela graça. Graça é tudo o que eu preciso, mas não mereço.

John Wesley, fundador do movimento metodista, descreveu a Graça divina se manifestando de três modos: - a graça preveniente; - a graça justificadora; - a graça santificadora.

A graça de Deus: uma lição de amor
Lá descrevemos, segundo os autores do Novo Testamento, o conceito da graça (charis) de Deus em Cristo — a essência de todos os atos que Ele realiza e constitui a base do relacionamento de Deus com Sua criação.

Zoé significa “vida” em grego, e este termo teve muitas implicações filosóficas e hoje é objeto de uma discussão dos filósofos interessados em biopolítica.

Cléo: Significa “glória”, “revelação”. É o mesmo que Clea, que tem origem no grego Kelio, derivado de kléos, que quer dizer literalmente “glória, revelação”. Há autores que relacionam o nome Cleo como diminutivo de Cleópatra, que também tem origem no grego, de Kleopatra, que significa “a glória do pai”.

"Parakaló" é uma palavra-chave: significa "por favor", mas costuma ser usada como um curinga até para atender ao telefone.

A graça é o auxílio divino e a força que recebemos por meio da Expiação de Jesus Cristo. Por meio da graça, somos salvos do pecado e da morte. Além disso, a graça é um poder capacitador que nos fortalece a cada dia e nos ajuda a perseverar até o fim.

No Novo Testamento, a graça é o favor e a bondade imerecidos que Deus mostra ao seu povo. Muitas vezes, o significado é expandido para significar a salvação de Deus para a humanidade por meio de Jesus Cristo.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” A vida neste mundo acaba, mas a alma é eterna.

O vocábulo graça provém do latim gratia, que deriva de gratus (grato, agradecido) e que em sua primeira acepção designa a qualidade ou conjunto de qualidades que fazem agradável a pessoa que as têm.

Em hebraico, Graças a Deus se fala Baruch Hashem.

A palavra gratidão em hebraico, todah, é um substantivo. Ela significa de forma literal ação de graças. É o ato ou ação de ser grato, demonstra gratidão. É um termo que se repete poucas vezes na Bíblia hebraica, pouco mais de 30 vezes.

As cinco doutrinas bíblicas da graça são: Depravação Total. Eleição Incondicional. Expiação Limitada.

A obra salvífica de Jesus Cristo é a maior expressão do amor e da graça de Deus. Deus não passou a nos amar porque Cristo morreu crucificado no Calvário, mas Cristo morreu numa cruz porque Deus nos amou desde a eternidade, antes da fundação do mundo (Efésios 1:4).