O que significa graça diante de Deus?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A graça é o auxílio divino e a força que recebemos por meio da Expiação de Jesus Cristo. Por meio da graça, somos salvos do pecado e da morte. Além disso, a graça é um poder capacitador que nos fortalece a cada dia e nos ajuda a perseverar até o fim.

Graça: Significa “graça”, “dom divino”, “ajuda espiritual”, “mercê”, “benevolência divina”. É um nome de origem religiosa, derivado do substantivo graça, que vem do latim gratia, que significa “graça” com sentido de “dom divino”, “ajuda espiritual”, “mercê”, “benevolência divina”.

Por meio do sacrifício expiatório, a graça do Senhor pode purificar-nos do pecado e ajudar-nos a nos aperfeiçoarmos por meio das tribulações, doenças e até mesmo “deficiências de caráter”. Somos santificados e justificados pela graça do Senhor.

As cinco doutrinas bíblicas da graça são:

  • Depravação Total.
  • Eleição Incondicional.
  • Expiação Limitada.
  • Graça Irresistível.
  • Perseverança dos Santos.

Porque Deus cria tudo com perfeição, Ele não volta atrás no que é criado por Ele. Assim, a graça e o nosso livre-arbítrio não têm fim. Mas enquanto o indivíduo não passar a vivenciar realmente o evangelho, o que equivale a aceitar a graça, ele não a recebe.

A Bíblia diz em Efésios 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. A salvação que Jesus Cristo oferece ao homem é pela graça. Graça é tudo o que eu preciso, mas não mereço.

Biblicamente falando, à luz da Palavra, graça é favor, dádiva, imerecidos da parte do Senhor para conosco. Não depende de mérito ou atitudes que tenhamos ou não, algo que façamos ou deixemos de fazer. Tem a ver, contudo, com o amor do Pai, amor esse incondicional da parte Dele.

9 E disse-me: A minha agraça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na bfraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim chabite o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo.

8 Porque pela agraça sois bsalvos, por meio da cfé; e isso não vem de vós; é ddom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se aglorie. 10 Porque somos afeitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que bandássemos nelas.

Para resumir a diferença, a misericórdia é Deus não nos castigando como merecem os nossos pecados e a graça é Deus nos abençoando apesar de não merecermos. Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é estender bondade aos indignos.

A graça é, portanto, intrínseca à natureza, pois já no ato de criar o ser humano, Deus se dá a ele como graça incriada, como condição de possibilidade da transcendência humana, embora tal graça não se identifique com a natureza.

Graça atual: Ela é um auxílio de Deus transitório e interior, que tem o objetivo de nos levar a realizar atos sobrenaturais.

O “estado de Graça” é utilizado num sentido mais amplo para designar alguém que está no sentimento de plenitude e paz interior, com profunda gratidão pela existência, sem se deixar afetar profundamente por circunstâncias externas.

Através dela, a Igreja entende que não se deve pedir as bênçãos de Deus, mas reivindicá-las, uma vez que elas já foram dadas a toda a humanidade por meio da obra que Jesus realizou na cruz. A partir de então, bênçãos sem medidas começaram a alcançar o ministério da Igreja da Graça.

A palavra “graça” aparece 217 vezes em toda a Bíblia. No AT são 73; já no NT são 144 (JOSHUA, 2010, p. 697). O conceito de graça é multiforme e sujeito a desdobramentos nas Escrituras.

O Salmo 70 é um pedido de ajuda urgente para acalmar o coração de quem precisa, preenchendo de fé e esperança. Para a graça ser alcançada, é necessário ler com muita concentração. Além de acreditar e estar atento aos sinais e intuições. Apressa-te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em ajudar-me.

O que caracteriza a glória de Deus é a Sua presença carregada de bondade, graça e compaixão (Ex 33,19). O NT confirma o uso da palavra kabod, glória, tal como no AT. A glória de Deus também se manifesta em Jesus (2Co 4,6), e o testemunho da Igreja Primitiva é que Ele é o Senhor da Glória (1Co 2,8).

12 Porque a apalavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e bpenetra até a divisão da calma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os dpensamentos e intenções do coração.

24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.