O que significa goma no funk?

Perguntado por: oourique2 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

“Goma” na gíria campineira significa Casa.

Significado de colar na minha goma: Ir na minha casa.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

Prefeitura Municipal de Campinas
“Goma” na gíria campineira significa Casa. O festival de dança faz parte de um projeto contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - FICC 2022, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Quanto à maconha, encontram-se “a boa” (de boa qualidade), “bagulho” (a de qualidade ruim, mas que pode também significar apenas a droga, por esvaziamento de sentido), “beque” (quando já vem no formato de cigarro), entre diversas formas como “fino”, “haxixe”, “lasca”, “pepita”, “tarugo”, “tablete”, “tijolo”, e outras.

Por exemplo: cabuloso, corre, cagueta já viraram uma gíria popular. Então, vale ressaltar que não é porque alguém usa um ou outro termo, que a pessoa é ligada ao grupo.

This is 'Slang Tip' #46! A expressão de hoje significa 'SEDUZIR/PASSAR UMA. LÁBIA'.

Na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX, por exemplo, as gírias eram associadas à malandragem. Nas canções eternizadas por Moreira da Silva, o Kid Morengueira, encontramos várias dessas expressões, como “vagulino” (vagabundo), “desguiar na carreira” (fugir correndo), “entregador” (delator).

LOROTA: Mentira, famoso 'papo furado'. Exemplo: ''Para de lorota, fica só arrumando desculpa para não sair comigo.'' NA RÉGUA: Cabelo ou sobrancelhas bem feitos. Exemplo: ''Cortei o cabelo hoje, to na régua''.

Zé povinho é uma expressão popular que significa gente simples, indivíduo do povo. É usada para identificar pessoa desqualificada socialmente. Zé, é uma forma popular de exprimir o homem do povo. Povinho, é o diminutivo de povo (habitante de uma localidade).

Goma. É o mesmo que casa, lar.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

“Jack” é gíria para estuprador, usada por detentos dentro de presídios. De acordo com a Polícia Civil, o homem ferido não possui antecedentes criminais. Atingido quatro vezes no abdome, ele foi encaminhado para o Hospital Regional de Taguatinga. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Usa-se “a gente” como pronome de tratamento de primeira pessoa do plural, substituindo o pronome pessoal “nóis”.

Continuar lendo O que é goma no funk?