O que significa glicose na urina em gestante?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Durante a gestação, pode ocorrer glicosúria devido ao estresse ou ao fluxo sanguíneo mais rápido passando pelos rins. Mas geralmente desaparece após o parto”, afirma o nefrologista.

Durante a noite, os níveis glicêmicos não podem ser menores que 60 mg/dl. Nas gestantes pré-diabéticas as necessidades de insulina são de 0,7-0,8 U/kg/dia no primeiro trimestre; 0,8-1,0 U/Kg/dia no segundo trimestre e 0,9-1,2 U/Kg/dia no terceiro trimestre.

A glicose na urina aparece se a quantidade de glicose no sangue excede a capacidade de reabsorção renal pelos transportadores de glicose e sódio, os SGLT2 (do inglês – sodium/glucose cotransporter 2).

A glicosúria é um sintoma comum em pacientes com diabetes não controlada, pois o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usar a insulina adequadamente, levando a uma elevação crônica da glicemia no sangue. Além disso, outras condições médicas, como a síndrome de Cushing, podem causar glicosúria.

Depois da chegada da dapagliflozina, comercializado com o nome Forxiga, agora é a vez da empagliflozina. A nova substância impede a reabsorção da glicose filtrada pelos rins, eliminando o excesso de açúcar pela urina.

Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo.

Um cheiro adocicado na urina muitas vezes funciona como pista importante no diagnóstico de diabetes. Para quem já tem diagnóstico desta doença, o cheiro doce pode indicar que o nível de açúcar no sangue não está sob controle, como deveria.

Alimentos de baixa carga glicêmica para comer incluem:

  • 100% de pães e cereais integrais;
  • vegetais não amiláceos;
  • alguns legumes de amido, como ervilhas e cenouras;
  • algumas frutas, como maçãs, laranjas, grapefruit, pêssegos e peras;
  • feijões;
  • lentilhas;
  • grão de bico;

Sintomas de diabetes gestacional

  • Cansaço excessivo;
  • Ganho excessivo de peso na gestante ou no bebê;
  • Aumento do apetite;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Boca seca;

Tente fazer algum tipo de atividade leve a moderada por 15 minutos ou meia hora na maioria dos dias. Isso ajudará seu corpo a usar melhor a insulina, e assim a controlar os níveis de açúcar no sangue. Siga as instruções do seu médico sobre quanto exercício é ideal para você.

“As complicações do diabetes gestacional para o bebê dependem da fase da gestação. No primeiro trimestre, o principal risco da hiperglicemia é a malformação fetal. Já no segundo e terceiro trimestre as maiores complicações são a macrossomia fetal (bebês com peso elevado) e o polidrâmnio (aumento do líquido amniótico).

Para as gestantes com a glicemia controlada através de exercícios físicos e alimentação pode aguardar o trabalho de parto espontâneo. As gestantes que fazem uso de insulina deve induzir o parto a partir da 37ª semana.

Ter ou não diabetes gestacional não é um fator que impede o parto natural ou que traz a recomendação da cesariana.

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos. Quais as principais causas?

Estes são os valores de referência esperados de uma amostra de urina:

  1. pH: deve ficar entre 5,5 e 7,0. pH acima de 7,0 pode ser indicativo de bactérias que alcalinizam a urina, ou ainda de cálculos renais ou insuficiência renal. ...
  2. Densidade: um resultado considerado normal deve ficar entre 1,005 e 1,030.

Quando há presença de glicose na urina, isso pode indicar problemas de saúde, como diabetes, alterações no pâncreas e Síndrome de Cushing. Também conhecida como glicosúria, essa condição é identificada por meio do exame de urina, quando os níveis de glicose atingem de 180 a 200mg/dl.

Toda a glicose que é filtrada nos rins é reabsorvida de volta para o sangue pelo túbulos renais. Deste modo, o normal é não apresentar evidências de glicose na urina. A presença de glicose na urina é um forte indício de que os níveis sanguíneos estão altos.

Nos diabéticos com hiperglicemia (alto nível de açúcar no sangue), os rins não conseguem filtrar toda a glicose, pois ela ultrapassa os limites de absorção, e o excesso é eliminado na urina. Já na glicosúria renal, teremos glicose na urina mesmo com uma concentração normal ou baixa de glicose no sangue.