O que significa Getsêmani na Bíblia?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

A palavra getsêmani significa “prensa de azeite”, ou seja, local de esmagamento para conseguir o suco da fruta. Era um jardim situado no monte das Oliveiras em Jerusalém hoje conhecida como Israel. Os discípulos preparam a Páscoa, a festejaram e saíram para o Monte das Oliveiras.

O nome do lugar se deve realmente à presença de árvores de oliva que antigamente cobriam as encostas (algumas ainda podem ser vistas no Jardim de Getsêmani). Segundo a tradição, no alto do Monte das Oliveiras, Jesus teria realizado sermões para seus discípulos e seguidores.

O que significa Getsêmani (João 18)?
Getsêmani é o nome dado a um jardim ao leste de Jerusalém, além do Vale Cedrom e perto do Monte das Oliveiras, onde Jesus orou em agonia pouco tempo antes dEle ser preso naquele local (Mateus 26:36; Marcos 14:26, 32; Lucas 22:39).

A solidão na cruz foi para que tenhamos comunhão e reconciliação com Deus Pai. Sozinhos não mais, mas redimidos na graça redentora que foi nos dada na cruz. Para que seus amigos o abandonando, Ele não te abandonará. E mesmo a morte chegando à vida eterna Ele te dará.

No site do Dicionário da Língua Portuguesa, ao pesquisar a palavra cálice, pode-se verificar que, em sentido figurado, este termo é sinónimo de «sofrimento moral; humilhação». Daí Cristo dizer: «Pai, afasta de Mim este cálice» (Mt 26, 39.

Seus espíritos se acomodaram ao que a mente lhes oferecia. Queriam repouso. Apesar da dramática situação de Jesus, em nenhum momento nos é dito que Pedro, Tiago e João se assustaram com a cena incomum, se compadeceram, inquiriram Jesus sobre o fato de estar ensanguentado. Os apóstolos dormiram.

Aos pés do Monte das Oliveiras, Jesus teria orado pouco antes de ser preso. O local, conhecido com Jardim de Getsêmani, é ocupado por oliveiras que podem ser tão antigas quanto as histórias bíblicas.

Calvário

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel.

Repleta de símbolos passados de geração em geração, a oliveira era respeitada como uma árvore sagrada desde a Grécia Antiga. Símbolo de fertilidade e paz, a planta está presente na mitologia grega, sendo consagrada aos deuses Minerva, Júpiter e Apolo. Sua grandiosidade simbólica não para por aí.

Conhecido na região como Har-hazeitim, que significa monte das azeitonas, o Monte das Oliveiras recebeu esse nome exatamente pelas oliveiras que cobriam, antigamente, toda sua extensão.

1 Porém Jesus foi para o Monte das Oliveiras; 2 E pela manhã cedo voltou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e assentando-se, os ensinava.

Segundo a Bíblia foi neste local que Jesus ficou profundamente angustiado e o seu suor se tornou em grandes gotas de sangue. Segundo a medicina esse Evento é chamado de Hematidrose ou Suar Sangue! é um fenômeno raríssimo causada por uma profunda emoção, por um grande medo.

Na noite em que Jesus foi traído, Ele estava no Getsêmani com os Seus discípulos. “Getsêmani” quer dizer: “lagar de azeite” ou “lugar de azeite”. Era uma hora difícil. Jesus estava numa agonia de espírito profunda.

La Jesus fez sua ultima oraçao antes de ser traudo por Judas. Dizem que Jesus orava com tanta angustia que seu suor era sangue e escorria pela pedra.

A oração de Jesus no Getsêmani
Inclusive, Ele disse aos seus três discípulos mais próximos que sua alma estava profundamente triste até a morte (Mateus 26:38).

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26.41

O que é uma prensa? Objeto formado de duas hastes para prensar, esmagar, comprimir, moer, principalmente azeitonas na fabricação do azeite.

Como se suplicasse "Pai, afasta de mim esse cale-se", o sujeito lírico pede o fim da censura, essa mordaça que o silencia. Assim, o tema usa a paixão de Cristo como analogia do tormento do povo brasileiro nas mãos de um regime repressor e violento.

Durante o período de divulgação do cristianismo, Paulo reclamava de um incomodo físico: “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar” (2 Coríntios: 12: 7).

“Jesus bebeu o cálice do sofrimento e da dor até o fim”, comentou o Arcebispo, lembrando que o Senhor em tudo viveu a condição humana para redimir a humanidade de seus pecados, oferecendo sua infinita misericórdia àqueles que se arrependem dos erros, se convertem e aceitam o Evangelho.