O que significa gentios no dicionário bíblico?

Perguntado por: omello9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

Não era apóstolo oficialmente, mas foi considerado o apóstolo do gentios por causa da sua grande obra missionário nos países gentílicos. Ele dizia de si mesmo: "Eu trabalhei mais que todos os apóstolos... e ai de mim se não evangelizar!", mas também dizia: "Eu sou o menor dos apóstolos...

Em uma visão, Pedro prega aos gentios que desejam aprender sobre o evangelho.

Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas.

2 índio, silvícola. 3 multidão, massa, gentarada. 4 indígena.

O povo samaritano não se considera um povo judeu, e sim descendentes dos antigos israelitas que habitaram a histórica província de Samaria. Os Samaritanos eram considerados impuros pelos judeus. Da Bíblia do Judaísmo, seguem apenas o Pentateuco. Os samaritanos têm a sua própria doutrina religiosa: o Samaritanismo.

Que expressa gentileza, amabilidade, graciosidade; amável, cortês. Que se comporta de uma maneira encantadora e educada; gracioso.

O cidadão de linguagem oral, lá do pé da serra, é gentio. Sorridente e educado, por isso, também, gentil. Quem não é gentil, é rude, grosseiro, não-cavalheiroso.

Compreensão das Escrituras
Pela primeira vez foram batizados gentios na Igreja, sem levar em conta as exigências da lei de Moisés. Isso ajudou a Igreja a crescer rapidamente entre todos os povos, não apenas entre os judeus.

1. Membro de uma seita de judeus que ostentava grande santidade exterior na sua vida. 2. [Depreciativo] Hipócrita; fingido.

Paulo, do nascimento aos 28 anos de idade foi o judeu observante (Gl 1, 13.23; ICor 15,9; Fl 3,6); dos 28 aos 41 anos de idade o convertido fervoroso (At 9,3-19); dos 41 aos 53 anos de idade o missionário itinerante (At 9,20-25;); De 53 até a morte aos 62 anos de idade o prisioneiro e o organizador das comunidades.

Paulo

Como o “apóstolo dos gentios” (Romanos 11:13), Paulo procurou integrar os gentios conversos na Igreja; ainda como judeu (ver Romanos 11:1), Paulo também sentiu um grande desejo de que seu próprio povo aceitasse o evangelho.

Segundo Barro5, Paulo fazia uso de alguns elementos que facilitassem a propagação do Evangelho, buscando cidades in- fluentes e estrategicamente localizadas, importantes centros culturais, sociais e comerciais, para falar e influenciar o povo a aceitar o Evangelho.

Maria

No anúncio, Maria é inserida na história da salvação como a primeira discípula, que ouviu e praticou ardentemente a palavra de Deus.

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

25 que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram as gentes, e os povos pensaram coisas vãs? 26 Levantaram-se os reis da terra, e os príncipes se ajuntaram à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido.

Por que se amotinam as nações, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos se mancomunam contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.

A "Guerra do Gentio" não foi um combate ou uma guerra "tradicional", de modo que não tem uma justificativa, um início claro, combatentes determinados e um fim, mas foi a série de combates, invasões, chacinas, conversões forçadas e todo tipo de atrocidades que os portugueses e os colonos brasileiros cometeram contra os ...

Gentia é o feminino de gentio. O mesmo que: pagã.

No início de novembro, três índios foram emboscados e mortos no sul da Bahia, em meio a desavenças sobre a delimitação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença. Os assassinatos seguiram-se a invasões, pelos índios, de mais de duas centenas de propriedades rurais na região.