O que significa gato na psicologia?

Perguntado por: icalixto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Segundo a psicoterapeuta junguiana Simone Berno (2017), o gato representa um instinto ligado ao lar e a dimensão interior daquele que sonha. Ao contrário do cachorro, companheiro masculino, o gato é um animal simbólico do polo feminino da pessoa. O gato é uma imagem dos desejos que habitam aquele que sonha.

Significado de Gato
substantivo masculino Nome comum dado ao pequeno mamífero da família dos felídeos Felis Catus, carnívoro e doméstico, muito popular como animal de estimação; gato caseiro: meu gato adora se aninhar no meu colo. [Popular] Homem muito bonito, de boa aparência; gatão, galã: meu namorado é um gato.

Gato: é o símbolo da clarividência e dos poderes mediúnicos. Libélula: ilusão, ventos da mudança, comunicação com o mundo elemental. Macaco: simboliza uma caricatura animalesca, uma imagem desprezível do homem. Morcego: simboliza a clarividência, veem além das formas e das aparências, sem necessidade da visão ocular.

No esoterismo, diz-se que os gatos são dotados de um sexto sentido, que afasta as más energias e protege dos espíritos ruim sendo como um talismã. Nesses casos, a resposta para o que significa quando um gato se aproxima de você, é levar paz e proteção.

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.

A AILUROFILIA é a qualidade de quem tem amor ou paixão por gatos ou felinos em geral. Exemplo do uso da palavra Ailurofilia: Ela é uma ailurófila assumida.

Portanto, podemos concluir que, sim, gato muito apegado ao dono é natural. No entanto, eles precisam de convívio social, afeto e contato com os humanos. Caso contrário, podem ficar estressados e tristes.

Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

Gato cinza: significado está associado à estabilidade, paz e tranquilidade. Gato laranja: significado está associado à prosperidade, criatividade e autoestima. Gato bicolor: significado está associado à amizade e sabedoria. Gato tricolor: significado está associado ao poder feminino, proteção e sorte.

Na língua portuguesa pode-se dar vários adjetivos para os seres e especificamente para o gato é comum o uso de alguns, como, fofo, bravo, dócil, gordo, magro, inteligente, esperto, dorminhoco, feliz ou triste.

Acredita-se que o personagem Leitão representa o transtorno de ansiedade generalizada. Isso é facilmente percebido em seu comportamento constantemente ansioso.

Além dos animais citados, o lobo, o dragão e o basilisco também exprimem a inveja (VINCENT-CASSY, 1980, pp. 255- 256).

cobra

Em geral, a cobra simboliza regeneração, superação, sabedoria e ainda é associada com ascensão espiritual.

Os gatos possuem uma energia muito especial; eles possuem a capacidade de absorver e neutralizar as energias negativas do espaço onde se encontram e das pessoas com quem (con)vivem, limpando e purificando o ambiente energético que os envolve.

Dentre as histórias mais conhecidas está a de que os gatos sentem energia das pessoas. Mas não só das pessoas, como de todo o ambiente. Acredita-se que os felinos possuem uma grande capacidade psíquica que é capaz de não só sentir as energias negativas como absorvê-las e eliminá-las de dentro de casa.