O que significa Galo na macumba?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim. Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê. Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.

No Brasil, em Espanha e em Portugal, acredita-se que o canto do galo fora de horas (antes ou à meia-noite) é mau augúrio: alguém da casa, ou vizinho, vai morrer. O galo agrega-se, assim, aos animais anunciantes da morte: o mocho, a borboleta negra, o morcego, o cão, o gato…

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

O sangue dos animais é utilizado para regar as pedras (itas) dos orixás, em uma cerimônia secreta.

É que o “canto do galo” era a expressão usada naquela época no império romano para se referir ao toque do trombeta tocada pelo soldado romano avisando a todos o final da terceira vigília da noite, ou seja, três horas da manhã.

Apesar de parecer muito cedo para os humanos, o horário que os galos cantam, antes mesmo das fêmeas deixarem os ninhos em busca de alimento, entre 03h e 05h, é o horário normal de despertar para esses animais, já que são aves que possuem hábitos diurnos, que dormem e acordam cedo.

Algumas pessoas acreditam que esse é o verdadeiro motivo pelo qual eles cantam no final da madrugada, já que é nesse horário que o escuro começa a terminar. Mas o fato do galo cantar duas horas antes de a luz do sol surgir ainda intriga os cientistas, que acabaram por considerar outra situação depois de suas pesquisas.

Galo é uma das maneiras que eram usadas pelo mercado para se referir aos lotes. Em vez de falar uma quantidade enorme de contratos, solta um galo é o mesmo que pedir 50 contratos.

Resposta verificada por especialistas. Determinado ditado de que a galinha que canta como o galo, corta-lhe o gargalo, significa que existe algum mau em sua direção.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

AO SACRIFÍCIO DE ANIMAIS NESTES RITUAIS
Costumava dizer que o “sangue” a ser derramado nos rituais deveria ser a seiva da natureza, afinal, os animais têm alma, sentem dor e são nossos irmãos. Este é o verdadeiro Candomblé que cultua irmã Natureza. A Umbanda Pura ou Esotérica não pratica imolação animal.

Nessas religiões são sacrificadas aves e animais de quatro patas como bodes e carneiros. Não é verdade, como tentou-se espalhar, que se sacrificam gatos e cachorros, por exemplo.

Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

1. Pomba de galinha. Referência feita a uma determinada pessoa que possui ausência de noção, necessária para perceber o mínimo se quer de um detalhe, ou seja, sujeitos vulneráveis a enganação, com facilidade. O otário, abestalhado, bobinho, mané, lezinho, são apenas alguns exemplos parecidos com o pomba de galinha.

“Descarrego é um sacudimento que, tudo o que a gente come, a gente passa na pessoa para tirar a energia negativa”, explica Luiz Nunes. O Parque Ecológico dos Orixás foi criado para o povo da Umbanda e do Candomblé fazerem seus trabalhos espirituais.

Na visão cristã ocidental, O Galo é muito ligado à tradições natalinas, lembra ao clero para manter a vigilância e rememora o arrependimento de São Pedro ao negar O Cristo.

O rapper Xamã é a celebridade por trás da fantasia de galo.

A criação de galinhas em área urbana é proibida por lei.

Apesar de o galo não ser necessário para a produção dos ovos, isso não significa que ele não seja útil para a reprodução da espécie. Assim como funciona em quase todas as procriações animais, a sua função é fecundar o ovo para que ele tenha o potencial de gerar um pintinho.

Alceu Valença

O Hino do Galo já foi interpretado por diversos artistas pernambucanos, entre eles Alceu Valença, na voz do qual a música ficou mais conhecida. A Música do Dia é o Frevo Hino do Galo da Madrugada, de Mário Chaves, com Alceu Valença.

Por que o galo cacareja? O galo segue o instinto animal e mostra que é a autoridade do galinheiro. Canta para que outros galos ou animais saibam quem está no comando. Com o cacarejar, consegue manter longe ameaças para ele e para o galinheiro.