O que significa Gálatas na Bíblia?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os gálatas se constituíram de um “povo misto”, eles se casaram com habitantes dos locais onde passaram a ocupar (como a Frigia). Os Frígios, com quem os Gálatas se misturaram, eram considerados calmos, apáticos, acomodados e adeptos de degradantes rituais.

1 Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos alibertou, e não torneis a bcolocar-vos debaixo do cjugo da servidão. 2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. 3 E de novo testifico a todo homem que se deixa acircuncidar que está obrigado a guardar a lei.

Em Gálatas a fé é orientada a Cristo Jesus pelos judeus e não judeus. Portanto, as igrejas dos Gálatas são comunidades de fronteiras e o Cristianismo em Gálatas é capaz de uma visão multiforme de diferentes grupos étnicos, sociais, culturais e de diferentes identidades.

Já os gálatas eram considerados ferozes, perigosos, mas muito simples e enganados facilmente 6. Era, portanto, um povo mestiço devido às misturas, além de serem vistos e considerados como representantes dos bárbaros 7.

2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. 3 E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. 4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

"A carta aos Gálatas convoca-nos a ficar atentos com os tradicionalistas de hoje. Eles se dizem querer salvar a Igreja e seus valores, mas pecam pela visão equivocada do evangelho. Graças a Deus que o Papa Francisco, assim como Paulo, continua firme na fé e no Espírito do Evangelho".

Qualquer dos gálatas era demonstração do cumprimento das promessas de Deus quanto à natureza de continuar fora da lei, que invalidariam o poder de Cristo introduzindo a lei na sua comunidade. Paulo apresentava seu próprio comportamento, não como um mo- delo a seguir, mas, como uma manifestação da vida no Espírito.

Nome dado aos Celtas pelos Gregos antigos, embora designe mais especificamente a tribo que habitava a Galácia, na atual Turquia.

Nesses versículos, que princípio aprendemos quanto a ajudar as pessoas que não estejam aproveitando as bênçãos do evangelho? (Ainda que em outras palavras, os alunos precisam expressar este princípio: Se formos diligentes em fazer o bem, colheremos as bênçãos referentes a nossos atos.)

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Anátema é a expulsão, a condenação, a excomunhão e execração, do seio da Igreja, de qualquer pessoa que segue doutrina contrária à verdade da fé católica.

Gálatas 5:19-21 NVI
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes.

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

Os cristãos judaizantes são aqueles de origem não judaica que procuram obedecer aos rituais da Torá que a maioria dos cristãos já havia abandonado.