O que significa g de 5G?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Dentro do conceito de que a letra “G” significa geração (Generation em inglês) e o numeral indica a qual se trata, 5G é a quinta geração de padrões para redes móveis e de banda larga e é o sucessor dos padrões anteriores – 3G e 4G. Mas em termos de tecnologia empregada e dos benefícios, a coisa é bastante diferente.

O 5G opera em outra escala, de cem megabytes (MB) a 1GB de taxa média, com 20GB de pico. Ou seja, o 6G tem cem vezes mais velocidade. O problema é que, quanto mais alta a frequência, menor a distância que ela é capaz de percorrer.

O 5G é a quinta geração da tecnologia celular sem fio, oferecendo maiores velocidades para carregar e baixar, conexões mais consistentes e melhor capacidade do que as redes anteriores.

A letra G representa a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service) que começou a ser usada em 2000. Ela pode gerar dados com velocidade de até 171,2 Kb/s (kilobits por segundo). Ao ser implantada com uma rede 2G, acaba por formar uma rede "2,5 G".

Antes de entrar em mais detalhes, há uma explicação básica para a nomenclatura: a letra "G" representa a geração da rede de internet móvel, enquanto os números indicam a evolução a cada versão. Ou seja, quanto maior o número, a tecnologia é mais avançada e mais recente.

Qual a diferença entre 4G e o 5G? Enquanto o 4G oferece velocidades médias de 100 Mbps (megabytes por segundo), o 5G promete alcançar até 10 Gbps (Gigabytes por segundo), proporcionando uma experiência ainda mais rápida e fluída.

Descubra se5G puro em sua região:

  1. Abra o aplicativo Ookla Speedtest. Abra o aplicativo Ookla Speedtest e, no canto inferior direito da tela, toque em “Mapa”. ...
  2. Selecione uma operadora móvel. ...
  3. Veja no mapa a região do Brasil que deseja consultar.

Do 4G ao 5G, as melhorias são ainda mais significativas: a proposta é de que a rede de quinta geração seja, em geral, 100 vezes mais rápida que a quarta geração, com velocidades de até 10 Gb/s (gigabit por segundo) em condições ideais.

» O 7G será o padrão mundial da tecnologia de comunicação sem fio e provavelmente será pelo menos 100 mil vezes mais rápido que a tecnologia 5G, lançada em 2019.

A primeira cidade brasileira a receber o 5G puro na frequência de 3,5 GHz foi Brasília (DF), em 6 de julho de 2022. Aos poucos, as operadoras ganharam aval da Anatel para ativar a tecnologia em outras capitais – em São Paulo, por exemplo, a quinta geração estreou em 4 de agosto.

A expectativa de chegada do 6G no Brasil é para 2035, conforme especialistas. Contudo, a Anatel já havia aprovado o novo Plano de Uso do Espectro de Radiofrequências do Brasil para o período 2021 até 2028, que conta com a implementação da tecnologia 6G em território nacional a partir de 2025.

A popularização do 5G traz algumas dúvidas sobre a nova rede, inclusive em relação ao seu nome. A letra “G”, ao lado do número, é um dos questionamentos mais frequentes. Ela indica a abreviação da palavra Generation, ou Geração em português.

A internet 5G ainda está em implementação no Brasil, mas o 6G passa por um veloz desenvolvimento e pode chegar até 2030. A China Mobile, maior operadora de telefonia do mundo, divulgou um estudo técnico que propõe a arquitetura e o desenho para a próxima geração de internet móvel.

Quais países tem tecnologia 5G? Hoje o 5G já está disponível em 34 países como: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Suécia, Suíça, Finlândia, Japão, China, Taiwan, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Kuwait, Austrália, Noruega e Alemanha. A Coreia do Sul foi o primeiro país a lançar o 5G comercialmente, em abril de 2019.

O LTE cobre uma faixa de 3 Mbps e fica um pouco abaixo da velocidade de 4G. Por outro lado, a rede internacional de telecomunicações classificou o 4G como padrão de rede operando com velocidade de download entre 100 Mbps e 1 Gbps. Esta é a velocidade real das redes 4G genuínas.