O que significa fumaça branca no motor diesel?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 20 de maio de 2023
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A fumaça branca indica que o líquido de arrefecimento do radiador está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Isso normalmente acontece quando alguma junta do motor está danificada, queimada ou rompida.

A fumaça branca pode ser causada por condensação de vapor de água no escapamento, especialmente em dias frios ou quando o motor está frio. Também pode indicar problemas mais sérios, como vazamento de líquido de arrefecimento ou queima de óleo do motor.

Geralmente, o barulho pode ser notado com mais facilidade assim que o veículo é ligado, já que nesse momento o motor está frio. À medida que ele esquenta, a circulação de óleo aumenta e as peças sofrem uma pequena dilatação em razão do calor. Com isso, a tendência é que o ruído diminua.

A fumaça branca indica que o líquido de arrefecimento do radiador está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Isso normalmente acontece quando alguma junta do motor está danificada, queimada ou rompida.

Motor fundido: veja os sinais que indicam que ele está com problemas sérios

  1. Luzes de verificação no painel. ...
  2. Barulhos e ruídos. ...
  3. O motor apresenta instabilidade. ...
  4. Marcas de óleo são visíveis no chão. ...
  5. Odores repentinos dentro do veículo. ...
  6. O consumo de combustível aumenta. ...
  7. Perda de potência. ...
  8. Fumaça “colorida” no cano de escape.

O fenômeno é relativamente raro e também resulta em fumaça branca no escapamento o que é bem grave, já que com freios não se brinca. Agora, se a fumaça que você está vendo é escura, preta, já temos um problema de consumo excessivo. Isso significa que seu carro está queimando mais combustível do que deveria.

Se a fumaça estiver muito escura, quase preta, é sinal de excesso de combustível. Tem algum problema na mistura ar/combustível, provocando um excesso de gasolina ou de etanol na mistura. O consumo do carro deve estar alto.

A cor preta e cheiro forte dessa fumaça indicam carbono pulverizado, ou seja, alta temperatura do combustível e ausência de ar para realizar a combustão, trazendo falhas na queima. Com isso, o motor consome mais combustível do que o comum, pois o aquecimento queima o diesel em maior quantidade.

Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.

Não deixe seu motor fumando. Fumaça azulada saindo do escapamento indica que o carro está queimando óleo de forma excessiva. Essa queima pode reduzir drasticamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.

Uma dica é observar se a fumaça gerada é na primeira partida do veículo ou constante. Se a fumaça é gerada na primeira partida, é indício de problemas com retentores de válvulas. Se a fumaça azulada for constante, os anéis de segmento estão com folgas excessivas.

Contudo, o motor a diesel utiliza uma compressão mais elevada, inflamando o combustível em vez de usar a vela de ignição. Seu funcionamento começa com a ignição do motor. Devido à compressão do ar, a temperatura na câmara se eleva, ocorrendo a combustão de tal modo que atinja o ponto de auto-inflamação do combustível.

Fumaça Azul NO ESCAPAMENTO
A fumaça azulada é provavelmente a mais preocupante dessa lista e indica a queima de óleo lubrificante no motor. A lista de motivos pode variar, indo de desgaste em anéis e retentores de válvulas à obstrução da ventilação do motor (válvula PCV) e outros motivos.

O motor funcionará duro, porque o óleo não queima corretamente nos cilindros. As velas de ignição serão sujas pelo óleo, acendendo a luz da injeção. O óleo excessivo no escape pode fazer com que o seu conversor catalítico sobreaqueça ou falhe. O óleo baixo do motor pode causar um motor funcionando de forma irregular.

Não é normal sentir cheiros provenientes do motor quando se está na cabine do carro. Logo, se você sentir cheiro de fumaça ou de óleo queimado, isso pode ser um sinal de que o motor fundiu. O cheiro de motor fundido tem uma alta intensidade, diferindo bastante do cheiro de catalisador ou de fumaça comum.

Os ruídos leves são os primeiros sinais de motor fundido. Eles indicam que pequenos atritos entre as peças já estão comprometendo os componentes do motor. Se não for resolvido logo, o barulho se irá se intensificar na mesma medida que os danos em seu veículo.

Ficar com o veículo muito tempo parado pode avariar os componentes do motor, sobretudo no caso do diesel. Isso porque o combustível pode ser atacado por uma bactéria, formando uma espécie de gosma que danifica o sistema de alimentação. O ideal é rodar com o carro pelo menos a cada 15 dias para lubrificar as peças.

5 sinais que indicam que o motor do seu carro está fundido

  • Alguns barulhos e ruídos são emitidos. ...
  • Fumaça sai escura no cano de escape. ...
  • Odores repentinos são verificados dentro do veículo. ...
  • O consumo de combustível aumenta. ...
  • Marcas de óleo são visíveis no chão.

Cor vermelha, amarela ou roxa
E essas são as classificações das cores da fumaça de acordo com o material em combustão. Algumas queimas são mais comuns de se ver do que outras, mas de qualquer forma, todas são prováveis e podem ocorrer.