O que significa frevo e qual o motivo de se colocar esse nome?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

A palavra frevo tem origem no verbo ferver (“frever"), já que a dança é frenética, de ritmo muito acelerado. O ritmo musical desta contagiante dança mistura a marcha e o maxixe, além de possuir alguns elementos da capoeira.

Em 14 de setembro de 1882 nasceu o jornalista Oswaldo Oliveira. Ele criou o termo “frevo” e em razão disso, nesta data, se comemora oficialmente o dia dessa expressão artística.

O frevo é uma manifestação folclórica que surgiu no final do século XIX e início do século XX. Ele nasceu como um ritmo de Carnaval, vindo dos maxixes, dobrados e marchinhas carnavalescas. O termo frevo foi utilizado, pela primeira vez, em 1908, em um jornal chamado Pequeno.

A sombrinha de frevo é um signo visual poderoso e demarca de forma eficiente uma parcela da identidade cultural do Recife e de Olinda. Evoca memórias e representa, como objeto, a escolha do frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Símbolo de alegria e de união, o Frevo nasceu no século 19, a partir da rivalidade entre os escravos e as bandas militares da época e que com o decorrer do tempo ganhou características únicas.

O Frevo nasceu no Recife, capital de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira. Surgiu no final do século XIX, mas desde 2012 é do mundo inteiro quando foi considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O frevo teve origem no estado de Pernambuco no final do século XIX, foi influenciado pela capoeira, quando seus jogadores abriam o caminho para os músicos passarem pela multidão. Seu nome vem da palavra fervo, na pronuncia popular virou “frever” é o mesmo de fervura, reboliço, agitação.

9 de fevereiro

A “embriaguês” do frevo toma conta de Pernambuco não apenas no período carnavalesco, mas também, no dia em que se comemora o ritmo, 9 de fevereiro. Este dia foi escolhido porque, em 9 de fevereiro de 1907, o termo foi utilizado pela primeira vez em um veículo de comunicação local – o jornal Pequeno, já extinto.

O frevo nasceu entre os séculos XIX e XX no estado do Pernambuco e logo foi ganhando espaço na cena carnavalesca de Recife e Olinda.

Qual motivo da sua importância? O frevo é importante porque é considerado uma dança brasileira nordestina original e tem enorme riqueza cultural, tanto que a dança popular foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2007.

PATRIMÔNIO IMATERIAL – O frevo está entre as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que, juntamente com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados pelas comunidades, grupos e, em alguns casos, indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio ...

Aprenda diferenças entre os três tipos de frevo: canção, de rua e...

  • Frevo de rua.
  • Frevo de bloco.
  • Frevo-canção.

O Frevo surgiu em Pernambuco, entre o fim do século XIX e o início do século XX, primeiramente como um ritmo carnavalesco, nascido dos maxixes, dobrados, polcas e marchinhas de carnaval. O frevo originalmente não tem letra, é só tocado por uma banda.

As principais características do frevo são:
A dança é rápida e caracterizada por muitos movimentos de pernas, que muitas vezes são dobradas no ritmo da coreografia. Uma característica icônica do frevo é o uso da sombrinha, pequena e colorida, que é usada pelos dançarinos durante as apresentações.

História da sombrinha de frevo
Por meio dos registros históricos, sabe-se que a sombrinha era um guarda-chuva cheio de coisas penduradas, como salsichas e garrafas de cachaça.

Em todo bloco ela está lá, girando com suas tradicionais cores – amarelo, vermelho, verde e azul – ou estilizada com lantejoulas e outras estampas.

Enquanto gênero musical, em sua formação primeira, original, o frevo sofreu influência de diversos ritmos: da modinha, da quadrilha, do dobrado, da polca, do maxixe, da valsa e do tango. Já enquanto passo, é consenso entre historiadores, pesquisadores e passistas que o gingado da capoeira foi uma grande influenciadora.

No Recife, o DIA DO FREVO é comemorado anualmente em 9 de fevereiro, já em clima de carnaval, mas a data escolhida para a comemoração nacional é 14 de setembro.

Nelson Ferreira & Capiba - Lourenço da Fonseca Barbosa
Os dois mestres, transitando pelos diversos tipos de frevo, Nelson Ferreiro e Capiba foram os principais compositores do gênero.