O que significa frasco de nardo puro?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A expressão fazer descer o nardo pode significar ungir alguém com esse óleo. O episódio mais conhecido com o óleo de nardo ocorreu em João 12:3: Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos.

O óleo essencial é extraído pela destilação à vapor, usa-se rizomas e raízes secas trituradas. Nicholas Culpeper (1652) afirma que o Nardo “conforta o cérebro” e “auxília paixões” , ampara o coração fragilizado.

Na Antiguidade o perfume estava ligado a questões de ordem religiosa, sagrada, mas conforme passam os séculos, as fragrâncias começam a adquirir um valor terapêutico, de higiene e de prevenção de contágio de doenças, para finalmente adquirir um uso essencialmente hedonista.

Pela avaliação dos discípulos, o vaso de alabastro com o bálsamo valia mais de trezentos denários, o que correspondia aproximadamente ao salário completo de quase um ano de trabalho.

Nardo na Bíblia
Na Bíblia, os óleos eram usados para ungir uma determinada pessoa, normalmente para atribuir autoridade a uma pessoa que vai exercer alguma função, como um rei ou um profeta, por exemplo. Além disso, a unção com um óleo também ocorria quando alguém necessitava de cura.

Significado de Nardo
substantivo masculino [Botânica] Gramínea comum nos prados. Perfume extraído de uma valerianácea, o nardo-da-índia; bálsamo.

O vaso de alabastro - ou frasco de alabastro - era uma espécie de recipiente para armazenar óleos, essências e perfumes. Por armazenar um material de valor, os vasos de alabastro eram objetos bem elaborados para a época. Essa espécie de cerâmica antiga era selada para conservar as propriedades do perfume ou óleo.

O vaso representa a sua vida e o conteúdo simboliza as coisas que você vem ajuntando dia a dia dentro de si. Vou ajudá-lo com as seguintes questões, que você deve responder somente pra você mesmo: 1 – Pela intervenção do Salvador, aquela mulher ficou livre do que a molestava.

Óleo de nardo
Dos rizomas esmagados e destilados dessa planta, pode-se extrair um óleo aromático de cor âmbar, bastante espesso, com diversas propriedades medicinais e espirituais.

Os Produtos utilizados para a unção
Era utilizado para ungir os pés dos hóspedes, simbolizando a alegria pela chegada daquele hóspede, e desejando-lhe boas vindas (Jo 11.2; Dn 10.2-3; Rt 3.3). Óleos curativos: Usavam-se os óleos com poder curativos para amolecer feridas e purificá-las (Is 1.6, Lc 10.34).

Sentir cheiro de perfume sem ao menos ter um único contato com essa fragrância tem muito a ver com a sensibilidade em sentir presenças espirituais. Não se trata de espíritos que vão lhe fazer mal, mas sim de presenças que estão do seu lado para lhe proteger.

Os mais conhecidos são a mirra e o incenso que os Três Reis Magos oferecem ao bebê que acaba de nascer em Belém; ou o nardo que uma mulher usa para perfumar a cabeça e os pés de Jesus de Nazaré.

O texto de 2 Coríntios diz que “somos o bom perfume de Cristo”, isto é, por meio de nós Cristo quer manifestar em todo lugar a fragrância do seu conhecimento, fragrância de Vida, não de morte. Cristo, em seu viver sempre exalou amor, compaixão, misericórdia, perdão, enfim,... Vida!

O alabastro de calcite pode ter duas origens: um depósito estalagmítico, do assoalho e paredes de cavernas calcárias, ou um tipo de travertino, depositado similarmente em nascentes de água calcária.

Continuar lendo O que é o nardo puro?