O que significa fossa ilíaca esquerda?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Fossa ilíaca esquerda ou Inguinal esquerda é uma das nove divisões da anatomia de superfície da parede abdominal. Localiza-se abaixo da região umbilical, próxima ao quadril do lado esquerdo. O principal órgão que se encontra sob esta região é a projeção do cólon sigmóide.

A fossa ilíaca é uma grande depressão encontrada na região anteromedial da asa do ílio, que forma a parede posterolateral da pelve maior. Por sua vez, a superfície anteromedial da asa do ílio é lisa e côncava, servindo como local de origem para o músculo ilíaco, que ocupa toda a fossa.

O ilíaco, por exemplo, flexiona o quadril e faz uma rotação lateral da coxa. Já o psoas maior, por sua vez, age flexionando a coxa e a coluna lombar (30º – 90º) e inclina homolateralmente.

Essa região do organismo é identificada como fossa ilíaca direita, fica abaixo da linha do umbigo e mais próxima do quadril. Quando a dor nesta região acontece em mulheres no período menstrual pode significar um quadro de cólicas mais intensas.

A dor abdominal do lado esquerdo pode ser algo simples relacionado a má digestão ou excesso de gases, mas também pode ser algo mais complexo ligado aos órgãos internos dessa região como estômago e parte intestinal.

O ilíaco é um músculo triangular que se origina nos dois terços superiores da fossa ilíaca, na crista ilíaca e no aspecto lateral do sacro. Algumas fibras musculares adicionais se originam nos ligamentos sacroilíaco anterior e iliolombar, que ligam a pelve à coluna vertebral.

Cistos mesentéricos são tumores císticos localizados entre os folhetos mesentéricos de qualquer segmento do intestino delgado ou do cólon. É uma doença com baixa incidência, geralmente em adultos e mais comum nas mulheres.

Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

Muitas vezes a dor no flanco significa problemas renais, mas nem sempre. Se a dor no flanco estiver acompanhada de febre, calafrios e problemas urinários, então os rins são a provável causa deste distúrbio. Um em cada sete americanos tem pedras nos rins em algum momento.

As artérias ilíacas são continuações da aorta abdominal e se localizam na pelve abaixo do abdômen.

Os principais órgãos que se encontram sob esta região são o ceco e o apêndice.

Quando consultar um médico
Se as pessoas com dor abdominal crônica apresentam sinais de alerta, elas devem consultar com um médico imediatamente, a menos que os únicos sinais de alerta sejam perda de apetite, icterícia e/ou inchaço.

Problemas no baço: Uma lesão, infecção ou aumento do baço pode causar dor na região esquerda do abdômen. Doenças no intestino: O cólon pode ser a causa da dor na região abdominal, incluindo a área abaixo da costela. Problemas nos rins: Pedras nos rins ou infecções renais podem causar dor.

A dor abdominal preocupante é aquela que dura várias horas, às vezes dias, de grande intensidade, incapacitante ou associada a vômitos, febre e/ou prostração.

Quando a dor no braço esquerdo é preocupante? O fator mais preocupante para o desconforto no braço esquerdo é quando ele aparece junto à dor torácica. Nesses casos, o desconforto começa no peito e, em seguida, irradia para o braço esquerdo e outras áreas, como costas, pescoço e mandíbula.