O que significa fosfocreatina e qual sua função?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A fosfocreatina é conhecidamente sua fonte mais rápida de regeneração, por meio da enzima creatina quinase. Assim, a principal função desse sistema é atuar como um tampão temporal de energia. Entretanto, ao longo dos anos, diversas outras funções foram atribuídas à fosfocreatina.

A fosfocreatina (PCr) foi descoberta em 1927 no tecido muscular. A creatina livre (Cr) foi gerada a par- tir de sua quebra, durante a contração muscular.

Suplementação de monohidrato de creatina proporciona aumento da relação fosfocreatina/creatina no tecido muscular esquelético aumentando, assim, a capacidade da ressíntese rápida da adenosina trifosfato (ATP) durante exercícios físicos de curta duração e de alta intensidade.

Os alimentos fonte de creatina são os de origem animal: carnes, peixes, ovos e leite. A alimentação contribui com cerca de 1g de creatina ao dia.

A creatina em sua forma orgânica tem basicamente duas fontes: a produção natural pelo nosso corpo, nos rins, pâncreas e fígado, que é composta pela junção de três aminoácidos: glicina, arginina, metionina; e por meio da alimentação, sendo encontrada, especialmente, em carnes e peixes.

O fosfato é extraído da fosfocreatina através da atuação da enzima creatina fosfoquinase, e é transferido para o ADP para produzir ATP. A célula transforma ATP em ADP e, rapidamente, o fosfato transforma o ADP de novo em ATP.

São três processos comuns produtores de energia para a elaboração do ATP:

  • O sistema ATP-CP, ou fosfagênio;
  • A glicólise anaeróbia, ou sistema do ácido lático;
  • O sistema de oxigênio.

A creatinina é uma substância formada a partir da creatina.
A creatina é produzida pelo nosso corpo e é basicamente composta por aminoácidos, cumprindo a função de fornecer mais energia para os músculos trabalharem.

Os efeitos colaterais mais comuns da creatina são náuseas, diarreia, câimbras e desidratação. Existe ainda a hipótese de uma relação entre o consumo de creatina e aumento na incidência de cálculos renais.

Quando a energia muscular é necessária por um curto período, o sistema de fosfocreatina é capaz de suprir a maior parte do ATP necessário. Esse sistema também suprirá energia nos estágios iniciais de todos os tipos de exercício. O ATP é produzido no sistema de fosfocreatina anaerobiamente (sem a presença de oxigênio).

A creatina apresenta-se nas formas livre (Cr) ou fosforilada (CP). Quando fosforilada, atua na refosforilação do ADP, mediante a enzima creatina quinase (CK), contribuindo para a manutenção dos níveis intracelulares de ATP.

A fosfocreatina é conhecidamente sua fonte mais rápida de regeneração, por meio da enzima creatina quinase. Assim, a principal função desse sistema é atuar como um tampão temporal de energia. Entretanto, ao longo dos anos, diversas outras funções foram atribuídas à fosfocreatina.

Impulsionar funcionamento do cérebro
Devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a suplementação com creatina pode melhorar a performance cerebral e atuar como neuroprotetora, uma vez que diminui a demanda cerebral por oxigênio e reduz a fadiga mental.

A dedução é simples e até mesmo lógica: a creatina é convertida espontaneamente a creatinina, a qual é excretada pelos rins. O excesso de creatina obtida pela suplementação geraria uma sobrecarga renal ao ser excretada.

Pode ser diluída em qualquer bebida; Creatina monohidratada; Não indicada para alérgicos a leite, ovo e soja.