O que significa FM no rádio?

Perguntado por: ucrespo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Rádio FM. A Frequência Modulada (FM) surgiu como uma alternativa à AM, que apresentava muitos problemas. A frequência foi desenvolvida para ser uma solução para a ineficiência, alcance curto, interferências que a AM apresentava frequentemente.

Rádio FM consiste na utilização de radiodifusão mediante modulação em frequência (FM). Inventada em 1933 pelo engenheiro estadunidense Edwin Armstrong, a radiodifusão FM em banda larga é mundialmente utilizada por fornecer som de alta fidelidade na transmissão e recepção de rádio.

Sem sombra de dúvidas, a transmissão FM supera a AM no quesito qualidade de som, uma vez que é menos suscetível a ruídos. Sendo assim, não é coincidência alguma que a maioria das estações que tocam músicas opera em FM.

Marcas europeias são as primeira a largar o rádio AM
A principal interferência que é causada é pelos motores dos carros elétricos. A frequência eletromagnética gerada por eles é similar a frequência das rádios AM, gerando estática e perda da qualidade de recepção.

A mudança de uma faixa para outra traz muito mais qualidade à transmissão das ondas de rádio. É que na frequência modulada (FM) há menos ruído para o ouvinte, além de ele ter a possibilidade de escutar a rádio em aparelhos como celulares e tablets, que já contam com essa função.

“A faixa AM é correspondida entre 500 e 1600 Quilohertz e opera em amplitude modulada. Ela tem uma resposta de freqüência inferior a FM, porém, um alcance maior. Já a FM esta entre 88 e 108 Megahertz. Sua resposta de frequência é maior e seu alcance menor, sendo, portanto, o oposto da AM.

'FM' tem referência cruzada com 'frequency modulation'. Encontra-se em uma ou mais das linhas abaixo. 'FM' is cross-referenced with 'frequency modulation'.

Uhf significa “Ultra alta frequência”Enquanto VHF significa“Frequência muito alta. ” O UHF pode variar de banda baixa (378-512 MHz) a banda alta (764-870 MHz), enquanto o VHF varia de banda baixa (49-108 MHz) a banda alta (169-216 MHz). MHZ significa Megahertz e mede a velocidade dos dispositivos eletrônicos.

O rádio FM opera na faixa de 87,5 MHz a 108,0 MHz, que é uma faixa de frequências muito maior que a rádio AM. O alcance da distância para as transmissões FM é mais limitado do que o AM - normalmente menos de 160 km.

Frequências de rádio
De 148 a 174 MHz funcionam alguns serviços públicos e privados, como controle de trânsito, polícia civil, polícia militar nas cidades pequenas, tráfego ambulâncias, navegação marítima comercial e pesqueira, empresas de segurança, etc.

As transmissões FM possuem qualidade superior quando comparadas às transmissões de ondas AM porque possuem maior alcance e eliminam ruídos que ocorrem naturalmente.

A AM tem uma amplitude maior, pois alcança mais ouvintes em um número maior de cidades. No entanto, a qualidade da FM faz com que a audiência aumente, além da possibilidade de transmitir o som via web.

Atualmente, das 1.781 outorgas de rádio AM, cerca de 1.720 emissoras pediram a mudança para o FM.

À noite, o fenômeno da ionização diminui e as ondas, em vez de serem absorvidas, passam a ser refletidas de volta para Terra, ganhando alcance maior.

Os ouvintes e emissoras foram desaparecendo e, com isso, algumas montadoras decidiram tirar dos seus carros. No Brasil, o governo assinou um decreto para o fim da rádio AM e as emissoras precisam fazer a conversão para o FM, pois o AM será extinto em 31 de dezembro de 2023.

O alcance da faixa AM é muito superior ao da FM. Em termos técnicos, a AM opera entre 500 e 1600 Quilohertz, já a FM entre 88 e 108 Megahertz. Geralmente, o raio de alcance da FM não ultrapassa os 100 km.

Rádio AM é o processo de transmissão através do rádio usando modulação em amplitude. É transmitido em várias bandas de frequência. Foi por oitenta anos o principal método de transmissão via rádio.