O que significa flash nos olhos?

Perguntado por: nhilario . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Geralmente não são graves quando aparecem e desaparecem rapidamente. Se vir que permanecem ou são acompanhados por outros sintomas, consulte o seu oftalmologista. Podem estar relacionados com doenças da retina, do nervo ótico e também enxaquecas.

O descolamento de retina geralmente tem como sintomas flashes de luz (fotopsias) no canto da visão e o aparecimento de “sujeirinhas flutuantes” (moscas volantes) na visão do paciente. Em casos mais grave o paciente pode perceber uma cortina fechando em sua frente, além de piora da visão.

O tratamento dessas lesões deve ser imediato, com laser. Dessa forma, se evita um quadro grave. Percebendo flashes na visão, agende rapidamente uma consulta oftalmológica.

Ao tirar uma foto com flash, se um dos olhos ou ambos ficarem com cor esbranquiçada ou amarelada é sinal de alerta. Esse é o sintoma mais comum, está presente em até 80% dos bebês com retinoblastoma e é chamado de leucocoria ou 'olho de gato'.

Efeitos do estresse na visão
A ansiedade por si só pode causar o desenvolvimento de muitos sintomas oculares e visuais diferentes, dentre eles podemos listar: Visão embaçada, halos ou sombras. Nebulosidade na visão.

Geralmente, a sensação ocorre “de vez em quando", e passa rapidamente. Mas se você está com o olho tremendo por muitos dias pode ser que esteja com algum problema de visão mais sério. Nesse caso, é extremamente importante que você procure um oftalmologista.

Os sintomas são outros: visão turva e embaçada, sombra central ou periférica dependendo da região da retina afetada, que progride à medida que o deslocamento evolui, flashes luminosos (fotopsias), “moscas volantes”, isto é, a sensação de insetos voando diante dos olhos e, nos casos mais graves, perda total da visão.

Perda transitória do campo visual e cegueira temporária em um dos olhos; enxergar pontos cintilantes ou ter a visão escurecida; dor de cabeça e enjoo. Esses são alguns dos sintomas da enxaqueca ocular, ou oftálmica, um distúrbio raro que afeta uma em cada 200 pessoas que sofrem de enxaqueca comum.

O descolamento da retina é um problema grave e que necessita de tratamento urgente. Se suspeitar de poder ter um descolamento de retina deve entrar, urgentemente, em contacto com um oftalmologista, pois podem advir danos permanentes na visão, caso o descolamento não seja reparado nas primeiras 24 a 72 horas.

Atualmente as medicações disponíveis são o ranibizumabe (Lucentis) e o aflibercept (Eylea).

Pacientes que sofreram traumatismos que atingiram o globo ocular devem permanecer atentos aos sintomas de surgimento de fotopsias por um prazo de até 60 dias.

Ela acontece quando o vítreo, gel que preenche a parte interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, isso faz com que os fotorreceptores (células que captam a luz que chega à retina e transmitem para o cérebro) sejam ativados, daí essa sensação de flashes ou pontos luminosos, muito relatam até como “vagalumes”.

Pessoas com fotofobia têm sensibilidade extrema à luz e não conseguem olhar diretamente para a claridade, seja natural (luz do sol) ou artificial (luz de lâmpadas, por exemplo). A fotofobia é um sintoma bastante comum, porém ocorre em graus diferentes.

Use um flash externo: se você usa uma câmera fotográfica, você pode usar um módulo que permita a adaptação de um flash externo que irá cancelar a luz do flash da lente da câmera e evitar o reflexo nos olhos em fotos. Da mesma forma, existem flashes externos para celular que você pode utilizar.

Quando o flash da máquina fotográfica entra no olho, a cor da retina é refletida, por isso a pupila aparece de cor avermelhada nas fotografias.

Continuar lendo Como é Flash nos olhos?